sábado, 18 de fevereiro de 2017

Atenção básica: Consultas médicas têm 25% de faltas apenas em janeiro

Das 35.804 consultas de clínica geral, ginecologia e pediatria, 8.926 pacientes faltaram sem qualquer aviso prévio
Foto: Guilherme Berti/PMMC


Além do prejuízo de R$ 900 mil no primeiro mês do ano, faltas aumentam tempo de espera por agendamento
O índice de absenteísmo registrado nas consultas de atenção básica marcadas para o mês de janeiro foi de 25%. Das 35.804 consultas de clínica geral, ginecologia e pediatria agendadas por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS), 8.926 pacientes faltaram sem qualquer aviso prévio, impossibilitando o reaproveitamento da vaga. Além do prejuízo financeiro, estimado em torno de R$ 900 mil, considerando o preço médio de uma consulta, as faltas aumentam o tempo de espera por agendamento.
O mesmo problema se repete em outras áreas de atendimento. No mês de janeiro, a média mais alta foi registrada na coleta de Papanicolaou, que chegou a 34% de absenteísmo. A rede de especialidades registrou uma média de 20% de faltas e a coleta de materiais para exames laboratoriais, 27%.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, os mogianos precisam utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo SIS 160 e comunicar a ausência. "O SIS envia mensagens fonadas e SMS com 48 horas de antecedência. Quem não puder comparecer, deve responder essas mensagens e, dessa forma, disponibilizar a vaga para outra pessoa", explica ele, lembrando que as respostas às mensagens são gratuitas.
Desde o final do ano passado, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde no Alto Ipiranga, o prazo para agendamento de consultas de clínica médica e ginecologia gira em torno de 30 dias. "Poderíamos reduzir essa espera ainda mais se não tivéssemos um índice tão alto de faltas de pacientes. Somente no mês de janeiro, perdemos 8,9 mil consultas, número que supera os atendimentos realizados em nossas maiores unidades", alerta o secretário.
Balanço
Nos primeiros 30 dias do ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 195.094 atendimentos. Deste montante, 43.948 foram consultas agendadas de atenção básica e especializada e 49.109 de Pronto Atendimento. "Infelizmente, essa é outra tendência cada vez mais acentuada: maior procura pelos atendimentos de urgência e emergência do que pelas consultas de rotina. Nosso desafio é modificar essa realidade e ampliar as ações de prevenção e promoção da saúde", explica Cusatis.
Somente em janeiro, foram realizados, ainda, 67.659 exames laboratoriais e 1.004 coletas de Papanicolaou. Entre os exames especializados, como ultrassonografia, mamografia e tomografia, foram mais 18.397 procedimentos executados nos primeiros 30 dias do ano.

Fonte:Mogi News