sábado, 7 de janeiro de 2017

Segunda-feira: Casarão do Carmo começa a ser reformado nesta segunda

Essa foi a primeira ordem de serviço assinada pelo novo prefeito; reforma ajudará a preservar a história de Mogi
O Casarão do Carmo, no centro da cidade, começará a ser restaurado a partir desta segunda-feira. O espaço, que já tem mais de 150 anos, receberá manutenção em diversas áreas, como piso, telhado e paredes. A reforma do prédio terá um cuidado a mais por se tratar de uma estrutura construída em taipa de mão e taipa de pilão. A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai investir 
R$ 115.703,80 no projeto que será executado pela construtora Topus Terra em um período de cinco meses.
Para o prefeito Marcus Melo (PSDB), a reforma do Casarão do Carmo ajudará a preservar a história do município. "Esse prédio histórico é importante para a cidade. É essencial poder resgatar a história e manter a tradição de Mogi. O patrimônio histórico do município precisa ser preservado sempre. Fico feliz em anunciar essa obra de preservação do nosso passado", ressaltou. Essa foi a primeira ordem de serviço assinada pelo novo prefeito.
O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, informou que entre as intervenções que serão realizadas no prédio histórico está a recuperação do piso do casarão. "Por muitos anos o piso de madeira recebeu uma cera que impede que a madeira "respire". Vamos lixar todo o espaço e substituir as tábuas que estiverem danificadas. A pintura externa também será retirada e vamos voltar a pintar as paredes com cal para que o barro possa respirar", esclareceu.
Entre os investimentos que a prefeitura fará no Casarão do Carmo está a revisão e melhoria do telhado, calhas e rufos. Um especialista em equipamentos históricos foi contratado pela empresa responsável pela obra para realizar o projeto. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Paisagístico (Comphap) em 2012.
A presidente do Comphap, Ana Sandim, avaliou que a administração municipal tem feito a manutenção dos prédios históricos do município. "Hoje, uma pequena obra vai conseguir manter um prédio com 150 anos de história em pé. Esse é mais passo que a cidade dá para preservar a memória do futuro. Daqui a 100 anos essa estrutura continuará de pé", acrescentou.
As atividades do Casarão do Carmo estão suspensas, mas o local abriga diversas atividades culturais, com as Terças Literárias, com apoio da Secretaria de Cultura. Às quintas-feiras, tem a Roda de Choro do Seu Julinho, voltada para quem curte o chorinho, e abriga o Museu Visconde de Mauá.
Carnaval
Com a confirmação do cancelamento do Carnaval 2017 de Mogi das Cruzes, algumas escolas de samba planejam realizar um desfile independente na avenida Cívica. Sobre o assunto, Melo informou que ainda não foi procurado para discutir a questão. "A prefeitura vai analisar qual é o desejo das escolas. Preciso ver qual é a proposta delas. Tenho uma preocupação à respeito de quem será o responsável pelo evento. Existe ainda a questão da segurança. Gosto de Carnaval, gostaria de realizá-lo, mas nesse momento precisamos ter muito cuidado com relação aos recursos do município", reforçou.

Marcus Melo (PSDB) relembrou a importância da preservação do prédio histórico no centro da cidade

Local receberá manutenção em diversas áreas, como piso, telhado e paredes
 
Reajuste da passagem segue sem prazo
O prefeito Marcus Melo (PSDB) informou que a prefeitura está analisando o pedido de reajuste da passagem dos ônibus municipais
O prefeito Marcus Melo (PSDB) informou que a prefeitura está analisando o pedido de reajuste da passagem dos ônibus municipais. As concessionárias que administram o serviço solicitam que a tarifa seja aumentada para R$ 4,70. Ainda não existe um prazo para que a administração municipal se manifeste sobre o pedido. Um abaixo-assinado on-line com mais de 4,8 mil assinaturas pede a recusa do aumento.
Em relação às reclamações feitas pelos usuários sobre falta de manutenção e atraso dos coletivos, o prefeito afirmou que fiscaliza essas situações. "Fazemos isso por meio de notificações e multas. Nunca deixamos de fiscalizar as empresas", acrescentou.
Melo comentou sobre o abaixo-assinado que foi organizado de maneira on-line e sua parcela na decisão. "Vou respeitar o desejo e a vontade de todos, mas é muita responsabilidade tomar as medidas necessárias para o bom andamento dos serviços públicos de maneira geral, lembrando que Mogi não tem subsídio para as empresas, como São Paulo, por exemplo", relembrou. (L.N.)
Prefeito Marcus Melo inicia exonerações
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve exonerar 79 servidores, os quais 46 funcionários do quadro administrativo, três secretários-adjuntos que deixaram os cargos, além de 30 servidores que foram realocados para seus cargos de origem ou com uma remuneração menor
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve exonerar 79 servidores, os quais 46 funcionários do quadro administrativo, três secretários-adjuntos que deixaram os cargos, além de 30 servidores que foram realocados para seus cargos de origem ou com uma remuneração menor. Esse número pode sofrer alterações nos próximos dias. Os cortes fazem parte da política de redução de gastos proposta pelo novo prefeito. Até 31 de dezembro, a prefeitura contava com 5.549 funcionários, sendo que deste total 212 eram comissionados.
De acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), algumas secretarias municipais perderam os secretários-adjuntos. Foi divulgado um número entre 6 e 7 pastas que sofreram com o corte.
Segundo o prefeito, o número de exonerações ainda não está fechado. "Tivemos essa semana um movimento de dispensa de servidores, uma medida necessária para a redução de despesa. Esse número de pessoas que saíram com os secretários foi 79. Mas isso pode aumentar ou diminuir. Estamos fazendo um estudo da questão financeira, se necessário, vamos dispensar mais pessoas", informou.
Para Melo, uma situação preocupante para o município é redução dos repasses, tanto do governo estadual quanto do federal. "De uma maneira geral, a prefeitura vem conseguindo manter seus compromissos. Fico preocupado nesse momento em saber quais serão as transferências dos governos estadual e federal, além da própria arrecadação do município", esclareceu. O tucano ressaltou que a meta é manter todos os serviços funcionando. Um balanço sobre as finanças deve concluído até o dia 

Fonte:Mogi News