sábado, 7 de janeiro de 2017

Nova gestão: Manter equilíbrio financeiro é desafio para novo provedor

Desde a última segunda-feira, Austelino Pinheiro Mattos assumiu a administração da Santa Casa de Mogi
Foto: Daniel Carvalho


Austelino Pinheiro Mattos foi escolhido no ano passado para substituir Reginaldo Abrão na Santa Casa
Manter o equilíbrio financeiro e iniciar novos projetos será o maior desafio do provedor da Santa Casa de Mogi das Cruzes, Austelino Pinheiro de Mattos, que assumiu a administração da Irmandade no exercício de 2017/2018 anteontem. O hospital não tem grandes recursos para investimentos, então a maior parte dos projetos são executados por meio de emendas parlamentares, como o foi o caso da reforma e ampliação do Ambulatório de Ortopedia e Especialidades, reinaugurado no mês passado.
O provedor destacou os setores que receberão maior atenção em sua gestão. "A nossa prioridade é sempre na parte de assistência médica e educação. Se conseguirmos melhorar nossa assistência médica e educação continuada, conseguiremos buscar novos convênios particulares para trazer suporte e sustentação para a Santa Casa", avaliou. "Hoje, 98% dos recursos que temos são do SUS (Sistema Único de Saúde) e da prefeitura. Então sobra em torno de 2% para investimentos e precisamos melhorar isso", disse, ressaltando que o SUS paga apenas R$ 7,40 por consulta à Irmandade.
A instabilidade da economia poderá ser um dos principais obstáculos para manter os serviços com a qualidade oferecida hoje. "O desafio é sempre a condição financeira. A Santa Casa num todo já é um desafio. O hospital não visa lucro, então ele é sempre deficitário. Mas temos que ser deficitários naquilo que é controlável, com um valor que seja possível manter sob controle, então esse é um grande desafio, além de melhorar o atendimento, aumentar a qualidade e manter esse equilíbrio financeiro", destacou Austelino.
Projetos e novidades devem fazer parte da nova gestão. "Vamos colocar os projetos que nós temos, dar continuidade aos que já estão em andamento e já foram iniciados. Acredito que o trabalho realizado ao longo do ano (2016) foi muito bom. Vou apresentar mais ideias. Haverá novidades sem dúvida. A Santa Casa precisa disso, tem que dar continuidade e ter algo novo para acrescentar", finalizou.
Equipe
A nova mesa administrativa da Santa Casa de Mogi, além de Austelino Pinheiro de Mattos como provedor no lugar de Reginaldo Abrão, conta com José Eduardo Cavalcanti Teixeira como vice-provedor; Francisco Machado Pires como 1º secretário; Walter Zago Ujvari como 2º secretário; Amarildo Sant'Ana de Moraes como 1º tesoureiro; José Brasilio de Azevedo Marques, 2º tesoureiro; Halim Zugaib como 1º mordomo, e Miriam Nogueira do Valle como 2º mordomo.
Mário José Calderaro, Elias Sleiman Khouri e Benedito Carlos Filho compõem o Conselho Fiscal, tendo Antonio Tadeu Caravieri e José Carlos Petreca como suplentes.

Fonte:Mogi News