domingo, 11 de dezembro de 2016

QUADRO DESTAQUE:
Entrevista: Renato Abdo, secretário de Agricultura

 11 de dezembro de 2016  QUADRO DESTAQUE  
Renato Abdo será mantido na Secretaria de Agricultura. (Foto: Arquivo/ O Diário)
Renato Abdo será mantido na Secretaria de Agricultura. (Foto: Arquivo/ O Diário)


LUCAS MELONI
Responsável por quase 13% do produto interno bruto (PIB) de Mogi das Cruzes, a agricultura deve ter campanhas de incentivo à alimentação saudável e à produção familiar, ampliação de venda de hortifrutis em pontos fora do Centro da Cidade, além da retomada do projeto do Censo Rural. Renato Augusto Abdo, de 39 anos, será mantido pelo prefeito eleito, Marcus Melo (PSDB) no cargo que exerce desde o começo deste ano.

Abdo é o segundo entrevistado nesta série de reportagens que O Diário publica com os nomes de secretários já anunciados pelo prefeito Marcus Melo (PSDB). O primeiro foi Marcello Cusatis (saúde).


Engenheiro agrônomo por formação, Abdo trabalhou por 15 anos como consultor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e substituiu o empresário Oswaldo Nagao, afastado por problemas de saúde.

Sobre a importância do setor no PIB, o secretário destaca que há potencial de crescimento já que o número de culturas plantadas por aqui é diversificada. “Há muitas folheosas, frutas e flores, com bastante diversificação de tipos. O que a gente percebeu é que não adianta apenas incentivar a produção se não houver mercado para compra. O que precisa ser feito, e é nossa intenção em fazê-la, é uma grande campanha de conscientização para alimentação saudável. Focar no combate à obesidade, na importância de comer coisas que fazem bem. Isso acaba incentivando políticas públicas de apoio à agricultura, como o fornecimento dos produtos plantados aqui à merenda escolar local, além de estimular os agricultores a adotarem boas práticas de plantação”, disse.

Estimativas da Secretaria de Agricultura apontam que o setor emprega, pelo menos, sete mil pessoas na Cidade, a maior parte delas em agricultura familiar, pequenas propriedades que ficam em zonas rurais, às margens de Mogi. O chamado “Cinturão Verde” continua a vender suas culturas para quase toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Grande Rio.

Projetos prioritários
Há alguns meses foi reimplantado o Conselho de Desenvolvimento Rural. O colegiado, formado por especialistas e representantes do segmento, busca desenvolver ações que são classificadas em prioritárias e de implantação. “Temos duas prioritárias no momento. Uma é o programa ‘Propriedade Legal’, que dá orientação jurídica a produtores para resolverem pendências. Outra é a volta do Censo Agropecuário, que nos mostrará a localização e o perfil de cada produtor de Mogi das Cruzes, sua área de atuação e a sistematização que usam para seus negócios”, comentou.

Novos espaços
Há planos para que outros espaços, como o Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, seja replicado em outras partes da Cidade. Havia projetos do tipo para a abertura de uma versão desse centro de negócios em Judiapeba e em Braz Cubas. “Precisará ser em uma área de fácil acesso que permita a rápida locomoção e a mobilidade urbana. Não adianta colocar em um local muito afastado e de difícil acesso porque nem todos conseguirão ir”, explicou à reportagem.

Perfil
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Taubaté (Unitau), em 2000, Renato Augusto e trabalhou muitos anos como consultor de agronegócio no Estado de São Paulo. Abdo trouxe um perfil mais técnico à Secretaria de Agricultura, que assumiu no começo de 2016, após a saída de Osvaldo Nagao, um representante da comunidade nipônica, forte dentre os produtores, e que ocupou o cargo desde a primeira gestão de Marco Bertaiolli.


De 2001 a 2016, Abdo foi consultor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, portanto, conhece a Cidade e suas regiões produtivas de perto. É presidente da Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Estadual da Agricultura. Foi chefe de Divisão da Diretoria de Agronegócio da Prefeitura de Mogi das Cruzes entre 2005 e 2007. 

Fonte:O Diário de Mogi