domingo, 11 de dezembro de 2016

CIDADES: Crise não desanima futuro provedor da Santa Casa

11 de dezembro de 2016  Cidades  
Austelino Pinheiro de Mattos deve ser o novo provedor da Santa Casa. (Foto: João Ricardo Santo)
Austelino Pinheiro de Mattos deve ser o novo provedor da Santa Casa. (Foto: João Ricardo Santo)

SILVIA CHIMELLO
A partir do próximo ano, a direção da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes estará nas mãos do professor Austelino Pinheiro de Mattos, que deverá ter o seu nome confirmado para assumir a provedoria da entidade na eleição que acontecerá nesta quinta-feira. Ele encabeça a chapa única na disputa para o cargo, ocupado atualmente por Reginaldo Abrão, que não se candidatou à reeleição.

Comandar a Santa Casa não será novidade para Mattos, que atuou na entidade entre os anos de 2013 e 2014 como diretor administrativo. O grande desafio, no entanto, vai ser gerenciar um hospital com a estrutura da Santa Casa, que mantém um atendimento com portas abertas e depende de repasse de recursos públicos para manter-se.


O déficit mensal estimado está em torno de R$ 300 mil e os problemas podem se agravar ainda mais em 2017 por conta da crise econômica e política. Mas, esse cenário não tira o ânimo do futuro provedor, que espera “manter um trabalho de excelência” na Santa Casa de Mogi, onde são atendidas mais de 11 mil pessoas por mês, apenas no Pronto Socorro.

No Ambulatório de Ortopedia, são realizados seis mil procedimentos por mês. O hospital possuí, ainda, a única maternidade pública da Cidade, referência ainda para cidades vizinhas, como Biritiba Mirim e Salesópolis. É um dos hospitais filantrópicos mais antigos do Estado, que apesar de enfrentar diferentes momentos de dificuldades financeiras e administrativas tem conseguido manter as portas abertas.

“Mogi das Cruzes está bem, se compararmos com outras cidades. Temos uma rede de assistência de atendimento de qualidade e bem estruturada”, observa. Os projetos que pretende implementar em sua gestão, ele só pretende divulgar depois de tomar posse do cargo.

O futuro provedor da Santa Casa é pós-graduado em Matemática e por mais de 30 anos deu aulas na Universidade de Mogi das Cruzes. Mineiro, da região da Zona da Mata, trabalhou alguns anos em Volta Redonda da Companhia Siderúrgica e acabou vindo para Mogi nos anos 60 para atuar na Aços Anhanguera, que depois de transformou em Aços Villares.

A eleição da entidade acontece nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, quando será feita a primeira convocação. Depois de meia hora, haverá a segunda. Podem votar todos os membros efetivos da irmandade.

Atualmente a Mesa Diretiva é composta por oito membros da Mesa e três do Conselho Fiscal, com seus respectivos suplentes. O tempo de mandato do provedor e da mesa diretiva é de dois anos. Podendo haver reeleição por mais dois. A posse da nova diretoria pode ocorrer logo depois da apuração ou acontecer uma semana depois. Essa prerrogativa é do atual provedor.


Chapa única que concorrerá a gestão 2017/2018 é formada por Austelino Pinheiro de Mattos, José Eduardo Cavalcanti Teixeira, Francisco Machado Pires Junior, Walter Zago Ujvari, Amarildo Sant’ana de Moraes, José Brasilio de Azevedo Marques, Halim Zugaib, Miriam Nogueira do Valle, Mário José Calderaro, Elias Sleiman Khouri, Benedito Carlos Filho, Antonio Tadeu Caravieri e José Carlos Petreca.

Fonte:O Diário de Mogi