quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Apoio: Michel Temer promete portas abertas para Mogi

Foto: Juliana Oliveira


Bertaiolli e prefeito eleito Marcus Melo participaram da inauguração da UPA
Em visita a Mogi das Cruzes o presidente Michel Temer (PMDB) garantiu "portas abertas" para o município em Brasília. O convite, que já havia sido proposto durante discurso, foi reforçado pelo peemedebista durante conversa particular com o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD). Nos últimos anos, a cidade recebeu diversos recursos provenientes do governo federal. No entanto, a visita de Temer deve estreitar ainda mais essa relação.
Durante inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó, último serviço a ser entregue na avenida Kaoru Hiramatsu no dia de ontem, o prefeito afirmou que Temer se impressionou com o complexo criado na área. "O presidente nunca tinha visto um projeto Minha Casa Minha Vida ser inaugurado tão bem estruturado. As pessoas não vão morar apenas em casas do programa, mas viverão em uma cidade com avenida duplicada com ciclovia, transporte coletivo adequado, duas creches e uma UPA ao lado. Elas terão toda qualidade de vida assegurada", disse.
No discurso, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, já havia convidado o prefeito eleito Marcus Melo (PSDB), que acompanhou a entrega das unidades habitacionais, para ir a Brasília. Na ocasião, Temer reforçou que não se tratava de um convite, mas uma "intimação". "O presidente ficou tão feliz em Mogi que abriu às portas do governo. Quando ele foi embora disse ao Marcus Melo que Brasília está à disposição. Temer foi acolhido de maneira tão especial, que tenho absoluta convicção que a relação de Mogi com o governo federal estará muito próxima a partir de agora", destacou.
Melo afirmou que a cidade tem recebido diversos investimentos e que isso proporciona qualidade de vida aos mogianos. "Hoje, entregamos a UPA e os apartamentos para as famílias dentro daquilo que é responsabilidade da Prefeitura. Não apenas o presidente, mas o ministro se colocou à disposição para ajudar a cidade. São esses momentos que temos que agradecer", ressaltou.
Serviço
A UPA do Oropó começará a atender amanhã a partir das 7 horas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Cusatis, a unidade entrará em operação em duas etapas. A implantação total deve ocorrer até fevereiro. A estrutura tem capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês e conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para dar agilidade aos casos da região de Brás Cubas, Biritiba Ussu e Taiaçupeba.
O secretário explicou que a Pró-Saúde, organização contratada para gerir a UPA, tem um plano de trabalho a cumprir. "Começamos com duas implantações. Uma agora, em dezembro e janeiro, com 75% do plano de trabalho previsto. Em fevereiro, teremos 100%. Já começaremos a atender no dia 23 com cinco plantonistas e 50% da capacidade de operação", detalhou.
Cusatis reforçou que a UPA deve ser procurada em caso de urgência e emergência. "Ela serve para atender aquela pessoa que caiu de uma escada e desmaiou ou que teve uma dor no peito, não para pegar atestado. A UPA cuida de casos súbitos, não dos que podem esperar por uma consulta agendada", ressaltou. Para orientar os mogianos, a Prefeitura desenvolveu uma cartilha para indicar em que situação cada unidade deve ser procurada.

Fonte:Mogi News