quarta-feira, 20 de abril de 2016

Município busca novas ‘cidades irmãs’

Município busca novas ‘cidades irmãs’

 19 de abril de 2016  Comentários (0)  Cidades, QUADRO DESTAQUE  Like
Juliano, Mauro, Olimpio, Suzuki, Komura, Odete, Sadao e Protássio durante a cerimônia ontem / Foto: Jonny Ueda
Juliano, Mauro, Olimpio, Suzuki, Komura, Odete, Sadao e Protássio durante a cerimônia ontem / FotoJuliano, Mauro, Olimpio, Suzuki, Komura, Odete, Sadao e Protássio durante a cerimônia ontem / Foto: Jonny Ueda: Jonny Ueda
Assim como já foi feito com as japonesas Seki e Toyama, Mogi das Cruzes busca firmar novos tratados de irmandade com cidades internacionais para incentivar a troca de experiências em setores importantes da administração pública. Atualmente, dois municípios estão com os processos em andamento: Hamamatsu, também no Japão, e Tounai, na Bélgica. Este último acordo deve ser oficializado ainda neste ano e poderá promover ações para fortalecer, sobretudo, a agricultura, setor forte e em comum entre Mogi e a cidade europeia.
Ontem (19), a entrega do título de Cidadão Mogiano ao prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, foi mais um passo para transformar o atual acordo de cooperação, firmado em 2008, em um tratado de irmandade. Suzuki acompanha uma comitiva que veio ao Brasil conhecer as instalações para os Jogos Olímpicos do Ri de Janeiro, que acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto.
Conforme explica o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o acordo de cooperação funciona como um pré-tratado de irmandade. A diferença, explica, é que o tratado de irmandade não pode (ou não deve) ser desfeito. “Ele é eterno e precisa ser aprovado por leis nas câmaras municipais de Mogi e Hamamatsu”, diz.
Com a cidade de Toyama, por exemplo, uma das últimas ações concretizadas levou uma comitiva de Mogi ao Japão para o aprimoramento de técnicas e ampliação do processo de reciclagem de lixo. “Hamamatsu é uma das principais cidades japonesas, com quase 1 milhão de habitantes, e sede das principais indústrias japonesas, como Honda, Yamaha, Panasonic e Sony”, destaca Bertaiolli. Uma comitiva de Mogi deve ir ao Japão no próximo ano para estreitar esse relacionamento. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi