quarta-feira, 20 de abril de 2016

Obra de túneis chega à fase mais complexa

Obra de túneis chega à fase mais complexa
 Equipe trabalha com maquinários na construção do Complexo Viário Tirreno Da San Biágio / Foto: Eisner Soaresde abril de 2016  Comentários (0)  Cidades, QUADRO DESTAQUE  2
 Equipe trabalha com maquinários na construção do Complexo Viário Tirreno Da San Biágio / Foto: Eisner Soares
Equipe trabalha com maquinários na construção do Complexo Viário Tirreno Da San Biágio / Foto: Eisner Soares

A obra do Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biágio, na Praça Sacadura Cabral, entrará ainda nesta semana na etapa mais complicada da construção dos túneis: a escavação sob a linha férrea. Conforme destaca o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, o processo é preparado com o reforço da estrutura, a fim de garantir a segurança do trabalho, que será feito manualmente.

O procedimento em si também necessitará de reforço extra para garantir que a linha férrea não afunde. A cada 60 centímetros, uma estrutura metálica será instalada e concretada. Essa é a medida que a operação deverá avançar a cada dia. Toda escavação tem previsão de levar cerca de dois meses. Ao final, duas equipes se encontrarão no Centro.

Ainda de acordo com Chavedar, as escavações sob a linha férrea não vão alterar o fluxo de trens e nem demandarão novas mudanças no esquema de trânsito para os automóveis. A próxima alteração, segundo o secretário, deve ocorrer no final do ano, após a entrega do primeiro túnel, com a liberação do tráfego pela Rua Dr. Ricardo Vilela até a Princesa Isabel de Bragança.

O túnel começa a ganhar corpo na Praça Oswaldo Cruz, seguindo o traçado da Ricardo Vilela em direção à Sacadura Cabral. A rampa descendente chega à margem da linha férrea com um paredão de 16 metros de profundidade. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi