quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Falta de educação: Vândalos destroem decoração de Natal da rua Manoel Rudge

Falta de educação
Vândalos destroem decoração de Natal da rua Manoel Rudge

Comerciantes da região criticaram o ato e cobram da Prefeitura a instalação de câmeras de monitoramento
Comerciantes da rua Capitão Manoel Rudge, no Parque Monte Líbano, estão indignados com os atos de vandalismos ocorridos na madrugada de ontem, que destruíram parte da decoração de Natal que havia sido implantada na via. Eles reivindicam a instalação de câmeras de monitoramento no local.
Ao todo, sete floreiras com pinheiros, que há cerca de três meses haviam sido instaladas nas proximidades dos estabelecimentos comerciais, foram quebradas. Os vasos, assim como os demais itens decorativos, foram adquiridos pela Associação Vila Oliveira Street Small, que reúne 40 comerciantes daquela região.
Para Claudia de Campos, gerente de um comércio de hortifruti localizada na Capitão Manoel Rudge, a destruição dos vasos é "pura falta de educação". "Isso é coisa de vândalos. É realmente muito triste ver uma coisa dessas. Estava tudo tão bonito e, de repente, aparece alguém para estragar e quebrar", disse.
O mesmo sentimento é compartilhado pela proprietária de um loja de bolos, Daniela Zanon, que está preocupada com a segurança dos comércios locais. "Quando vi os vasos todos quebrados, quase não acreditei. Os próprios comerciantes se juntaram para deixar a rua mais bonita e agora alguém vem estraga tudo. É lamentável. Tenho medo de que os atos de vandalismo piorem e comecem a quebrar vitrines. Outros comerciantes me alertaram que isso já ocorreu anos atrás", comentou.
De acordo com uma das representantes da Associação, Cloris Marcato, câmeras de vigilância de alguns estabelecimentos flagraram um indivíduo suspeito e um boletim de ocorrência será registrado. "Os comerciantes estão verificando as imagens das câmeras de segurança para que possamos levar o material para a polícia. Todos nós ficamos muito tristes com a situação, pois elaboramos toda esta decoração. Ao longo do ano realizamos diversas atividades para melhorar a rua e planejávamos intensificar e aperfeiçoar estas ações. O episódio, no entanto, deixou a gente bastante abalado", contou.
Cloris avalia que o ideal era que houvessem câmeras de monitoramento no local, como forma de inibir a ação de vândalos e criminosos. "No início do ano fizemos uma reunião com a Prefeitura e nos foi dado a garantia de que seria instaladas câmeras aqui na via. Até onde sabemos isso teria ficado para dezembro. Estamos aguardando", destacou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança informou que existe a previsão para a implantação de uma câmera de monitoramento no encontro das ruas Capitão Manoel Rudge com a Sérgio Plaza. Ainda segundo a pasta, "a implantação de novos equipamentos e monitoramento foi revista devido à situação econômica do País, com reflexos em nosso município". Desta forma, o equipamento em questão "está previsto para ser implantado até o final do primeiro semestre de 2016", afirmou.
Mais críticas
O ato de vandalismo também foi criticada pelo vereador Mauro Araújo (PMDB) durante a sessão ordinária realizada na tarde de ontem. "Este ato de vandalismo foi praticado por pessoas que não gostam de Mogi, que não tem respeito. Esperamos que sejam identificados e que recebem uma punição severa para servir de exemplo", avaliou.

Fonte:Mogi News