quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bertaiolli: "temos aqueles que têm apenas o endereço da região"


Publicada em 07/10/14

Caio Januario
Bertaiolli: "temos aqueles que têm apenas o endereço da região"

Noemia Alves
Da reportagem local

O prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli (PSD) avaliou como positiva a eleição de oito deputados da região para representar o Alto Tietê na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, em Brasília, mas destacou que "era preciso eleger mais". 
"O ideal seria termos cerca de dez candidatos que de fato representem o Alto Tietê, porque, infelizmente, temos um o outro que apenas tem o endereço eleitoral da região", comentou Bertaiolli, em entrevista coletiva em seu gabinete. 
Para ele, a não reeleição do ex-prefeito Junji Abe (PSD) para a Câmara Federal, em Brasília - ele obteve 79.909 votos - é algo temporário e reversível. 
"Ter quase 80 mil votos é muito bom. Uma votação expressiva, mas que, infelizmente, nessas eleições, não foi suficiente para conseguir uma cadeira, em Brasília. Entretanto, tenho certeza de que, antes mesmo da posse do novo mandato, o Junji será chamado para auxiliar o governo do Estado ou o governo federal. Há ainda muita água para rolar por debaixo da ponte, até porque, teremos um segundo turno na esfera federal", disse Bertaiolli, deixando implícita a possibilidade do ex-prefeito mogiano assumir algum ministério ou secretaria do governo federal, já que o PSD é base aliada da presidenta Dilma Rousseff (PT), que está no segundo turno com Aécio Neves.

Bertaiolli não quis dar detalhes, mas há ainda a possibilidade de Junji obter uma vaga no alto escalão do governo do Estado. 
Na semana passada, a formação de governo foi debatida em uma conversar entre Bertaiolli, Alberto Goldman (coordenador de campanha do presidenciável Aécio Neves), Edson Aparecido (coordenador de campanha de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Acir Filló, prefeito de Ferraz de Vasconcelos, e o próprio Junji. 
"Temos prefeitos e ex-prefeitos do Alto Tietê com capacidade e grandes chances de assumir um secretariado no governo do Estado", disse na oportunidade Edson Aparecido. 
No que se refere ao governo do Estado, o prefeito de Mogi garante "estar satisfeito com o resultado das urnas". 
"Geraldo Alckmin é nosso parceiro e espero estreitarmos ainda mais os laços, inclusive, porque agora, temos mais um deputado estadual e que, no momento, é meu secretário de Desenvolvimento", disse, referindo-se a Marcos Damásio (PR) que obteve 59.368 votos no último domingo. 
Marco Bertaiolli evitou fazer comentários sobre sua preferência no segundo turno, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio. "Tenho meu voto, mas não quero expor", desconversou. 
"Independentemente do resultado no governo federal, Mogi é uma cidade que terá recursos porque é bem administrada e tem bons projetos. A ´força´ da cidade para conseguir tais investimentos virão em especial dos deputados federais eleitos que irão defender os nossos projetos da cidade, que também não tem problemas de endividamento. Desta forma, não há possibilidade, seja qual governo for, de não ter relações com Mogi", avaliou. 

Distrital
"Uma coisa que preciso destacar é que sou a favor do voto distrital. É o momento de uma reforma eleitoral no Brasil para dar mais dignidade ao voto", ponderou.

Fonte:Mogi News