quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Prefeitura terá 30 dias para isolar área poluída.

Prefeitura terá 30 dias para isolar área poluída.
QUA, 19 DE FEVEREIRO DE 2014 00:00
A-A+

Cetesb inspecionou área da antiga Cosim, onde houve acidentes com vítimas em razão da queima de metais e moinha de carvão / Foto: Arquivo

Após inspeções na área da antiga Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes (Cosim), no Bairro da Vila Industrial, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou uma penalidade de advertência contra a Prefeitura, que é responsável pelo imóvel e terá 30 dias para o cumprimento de exigências técnicas feitas pela estatal.

Entre as determinações da Cetesb está o cercamento da área para impedir o acesso de pessoas e animais no local contaminado pela disposição de resíduos da fábrica e onde, há alguns anos, acidentes com vítimas foram registrados na área em razão da queima dos metais e moinha de carvão que se encontram no solo, subsolo e águas subterrâneas.

No auto de infração, datado do último dia 12, após vistoria realizada no local em razão das denúncias feitas por moradores da Vila Industrial a O Diário, a Cetesb concede prazo de um mês para que a Prefeitura adote medidas para “eliminar o acesso à área de pessoas/animais e impedir a disposição de novos resíduos sólidos e a extração de resíduos de moinha/carepas/escórias e borras de fundição no local”.

A Cetesb também deu 30 dias para que a Prefeitura apresente um relatório contendo a descrição das medidas adotadas para a eliminação das fontes primárias de contaminação existentes no local. O imóvel da antiga Cosim, cabe ressaltar, integra o relatório de áreas contaminadas do Estado e desde 2002 está interditado em razão dos riscos. (Mara Flôres)

Leia a matéria completa na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi