quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mogi tem 286 mendigos cadastrados

Mogi tem 286 mendigos cadastrados
QUA, 14 DE AGOSTO DE 2013 00:00
A-A+

Grupo de mendigos se concentra nas últimas semanas na Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, gerando transtornos / Foto: Edson Martins

Um levantamento da Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes estima que 50 pessoas em situação de rua de outros municípios passem pela Cidade diariamente. Elas vêm da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVP) e da Capital e ficam dias por aqui antes de irem para outras partes do Estado como o Litoral, por exemplo. Ao todo, a Prefeitura tem 286 mendigos contabilizados em todo o território mogiano.

De acordo com o coronel Eli Nepomuceno, chefe da Pasta, essas pessoas aproveitam a boa localização de Mogi (ligada a São Paulo por trens e ao Vale por linhas de ônibus interurbanos) para ficar por aqui um pouco. “Nós temos 286 moradores de rua cadastrados pelos agentes sociais da Prefeitura. Só que a Cidade recebe por dia uma média de 50 pessoas de outras cidades que estão em trânsito para outros lugares”, explicou.

A secretária de Assistência Social, Eliana Mangini, disse que a Cidade tem espaço destinado especialmente para a chamada “população flutuante”. “O Centro Pop, no Socorro, é próprio para essas pessoas que estão de passagem, que, às vezes, nem dormem, precisam apenas de um banho e refeição. Há 20 dias, encontramos uma senhora sem memória perdida em uma das ruas centrais. Nós a levamos ao Centro, atendemos e descobrimos que havia uma campanha nas redes sociais para encontrá-la. Entramos em contato com a família dela, de Guaianases (zona leste da Capital), que veio buscá-la”, disse. (Lucas Meloni)

Fonte:O Diário de Mogi