quarta-feira, 1 de maio de 2013

Saúde Vereadores querem sanções para hospitais sem pediatria


Saúde
Vereadores querem sanções para hospitais sem pediatria
Em abril, o Pró-Criança registrou 9 mil atendimentos a mais, 40% deles de pagantes de planos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Na sessão de ontem, Mauro Araújo afirmou que vai convicar os responsáveis pelos principais planos de saúde da cidade
Os vereadores de Mogi das Cruzes prometem estudar sanções para os hospitais particulares e planos de saúde que não oferecerem serviços de pediatria na cidade. Situação que acaba obrigando os conveniados a buscarem atendimento na rede municipal, o que sobrecarrega o sistema público.

Durante o mês de abril, o Pró-Criança, unidade da Prefeitura referência no atendimento de crianças, registrou um crescimento de 34% no número de consultas na comparação com meses anteriores. Foram quase nove mil atendimentos. Quarenta por cento deste total era de pacientes que pagam planos de saúde, mas chegaram até o local após não encontrarem médicos pediatras nos hospitais e clínicas da rede privada.

O presidente da Comissão Permanente de Defesa Consumidor da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PMDB), afirmou que convocará os responsáveis pelos principais planos de saúde para participarem de uma reunião. "Precisamos conhecer quais sãos os serviços oferecidos por esses planos. Após ter essas informações, vamos estudar mecanismos que possam oferecer algum tipo de contrapartida ao município, porque não há rede pública que suporte esse volume de atendimento", disse. O parlamentar destacou que entre as ações que poderão ser adotadas está o aumento do Imposto Sobre Serviços (ISS) dos hospitais particulares que não tenham pediatria. "Eu mesmo passei por essa situação. Meu filho passou mal e fui atendido apenas no Pró-Criança, depois de passar por duas instituições médicas da cidade que não contavam com pediatras", lembrou.

O peemedebista frisou que Mogi também precisa criar uma câmara de compensação regional, uma vez que Mogi recebe uma grande quantidade pacientes de toda região. "Vamos iniciar uma cruzada em prol da saúde", filosofou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, voltou a cobrar que os postos de saúde passem a atender as crianças sem a necessidade de marcação de consulta por telefone. "Isso também poderia diminuir a quantidade de pacientes no Pró-Criança", avaliou. 

Fonte:Mogi News