sábado, 13 de abril de 2013

Alerta Mais de 10 mil pessoas podem perder título eleitoral


Alerta
Mais de 10 mil pessoas podem perder título eleitoral
Erick Paiatto

Filas nos cartórios da região devem aumentar nos próximos dias
Mais de 10,7 mil votantes no Alto Tietê podem ter o título de eleitor cassado, caso não regularizem a situação na Justiça Eleitoral até o dia 25 deste mês. Este é o prazo para que eleitores de todo Brasil, que não justificaram a ausência nas três últimas eleições (incluindo segundo turno), regularizem a situação. 
Todos estes eleitores correm o risco de perder o direito de votar, o que representa 1,03% de todo o eleitorado regional, estimado em pouco mais de 1 milhão de pessoas. O caso mais grave está em Suzano, onde 2,14 mil votantes podem perder o título de eleitor. Com uma população apta a votar de 195 mil pessoas, 1,09% delas perderão o documento eleitoral caso não coloquem a situação em ordem.

Em números absolutos, são os eleitores de Mogi das Cruzes que deixaram para a última hora a regularização do título eleitoral. São quase 3 mil mogianos que deverão deixar de exercer esse direito, caso percam o prazo, que se encerrará em 13 dias.

O segundo maior colégio eleitoral da região, com 204 mil votantes, Itaquaquecetuba está com 1,04% desses eleitores que podem perder o título. Em números gerais, são 2,13 mil pessoas nessa situação. Poá e Ferraz de Vasconcelos possuem, respectivamente, 0,95% e 1,03% de todo o eleitorado que precisam regularizar a situação. Salesópolis possui o menor contingente de pessoas aptas a votar, com 109 eleitores nessa condição, perfazendo 0,74%. 
Os eleitores irregulares, caso não acertem as contas com o TSE, não terão o direito de obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.

Exceções 
Os chamados eleitores facultativos, aqueles que possuem até 17 anos ou mais de 70 anos, não estão incluídos nessa lista do TSE. Votantes com alguma deficiência que tenham grande dificuldade de mobilização para irem votar também estão dispensadas de quitar possíveis pendências com a Justiça Eleitoral. (F.M.)


Fonte:Mogi News