domingo, 17 de fevereiro de 2013

Matéria de capa A Unidade de Internação para Reabilitação (Unir) do Centro de Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba



Cristina Gomes (Interina)
Divulgação

Matéria de capa
A Unidade de Internação para Reabilitação (Unir) do Centro de Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, ganhou destaque nesta semana com matéria de capa na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp). A estrutura recém-inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Mogi foi detalhada: os quartos da unidade têm cama elétrica, TV, cortina e divisórias para garantir privacidade, além de uma vista formada por paisagem natural. Neste local, 60 pacientes com imobilidade física total ou parcial, resultante de acidente, derrame ou amputação, têm assistência de uma equipe multiprofissional.
Leitos de internação
A Unir foi inaugurada no mês passado e oferece 88 leitos de internação. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 25 milhões em obras e compra de equipamentos. 
Estrutura nova
"Antes, os pacientes eram atendidos numa edificação antiga com pouca estrutura. Agora, no novo prédio, eles têm mais conforto e condições para reabilitação. Os novos equipamentos facilitam a atuação da equipe multiprofissional, que sempre atuou de forma humanizada", informa a médica Keila Alves Franchin, diretora-técnica do Centro de Reabilitação, em entrevista à Imesp. 
Humanização
Apesar da estrutura ter sido ressaltada, o que mais saltou aos olhos foi a humanização no atendimento, destacada na publicação com entrevistas com funcionários e pacientes atendidos que elegem o local como a sua própria casa e os funcionários como representantes da família. 
Dados
Outros 28 leitos da Unir serão ocupados após contratação de mais funcionários (em andamento). Hoje, a equipe multiprofissional dispõe de enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e médicos (clínico geral, ortopedista, cirurgiões plástico e geral e anestesista).

Câmara hiperbárica
"O Centro de Reabilitação é o único hospital público do Estado que oferece câmara hiperbárica", informa a diretora. O equipamento, operado por equipe especializada, trata feridas (comuns em quem tem problema de mobilidade) com oxigenoterapia. Funciona há dois anos e atende à demanda interna. Em média, para melhorar o quadro, o paciente passa por sessão diária (de 1h30 a 2h30 de duração) de oxigenoterapia por até 6 meses.

Ampliação
Ela afirmou que se estuda a ampliação do serviço e ainda que a Unir conta com um guindaste, que ajuda nas transferências do doente, como do leito para a cadeira de rodas), cadeira de rodas e poltrona, órtese e prótese, todas adaptadas por equipe especializada.

Longa permanência
Vale lembrar que a Unir destina-se a pacientes adultos de todas as regiões do Estado, com doenças crônicas que exigem internação de longa permanência para reabilitação. Eles chegam ao centro por encaminhamento da rede básica de saúde. Em média, são 12 internações por mês. Cerca de 30% dos internados são vítimas de abandono familiar ou pessoas em situação de rua.

Fonte:Mogi News