sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ProUni está com inscrições abertas


ProUni está com inscrições abertas
SEX, 18 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Estudantes podem se inscrever na disputa de bolsas do ProUni, mantido pelo MEC/ Foto Divulgação

Prosseguem até o próximo dia 21, às 23h59, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), do primeiro semestre de 2013, no www.siteprouni.mec.gov.br. Na Cidade, há 658 bolsas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) “ sendo 397 para o campus Mogi e 261 para o Villa-Lobos/Lapa, na Capital - e também no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Universidade Norte do Paraná (Unopar), que oferecem cursos à distância, mas que não têm o número de vagas divulgado, já que a consulta delas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Universidade Braz Cubas (UBC), o MEC não liberou as vagas para os cursos dessa entidade para o ProUni. “A expectativa é de que isso ocorra no segundo semestre deste ano letivo”, informa a nota.

Neste ano, o programa oferece 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de ensino superior e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Ao todo são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais (50% da mensalidade), em que a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Com inscrições abertas desde a madrugada de ontem, o ProUni teve 184.175 inscritos até o meio-dia desta quinta-feira.

Para concorrer às bolsas de estudo, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, alcançado o mínimo de 450 pontos “ antes eram 400 “e não pode ter zerado a redação. Uma pesquisa no edital do ProUni revela, ainda, que há duas instituições que oferecem cursos à distância na Cidade: o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Aline Alves de Andrade, secretaria acadêmica da UMC, comenta que a bolsa integral é oferecida a estudantes oriundos de famílias que tenham renda bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017 a partir deste mês). “As vagas são determinadas pelo MEC. Atualmente, a UMC tem 16 mil alunos, nos dois campi, dos quais 1.240 são bolsistas. Com os 658 que chegarão vamos chegar à marca de 1,9 mil estudantes e já formamos 1.504 bolsistas nos mais diversos cursos, desde 2005”, observa Aline.

O processo seletivo do ProUni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela Internet, na próxima quinta-feira (primeira chamada) e no dia 8 de fevereiro (segunda).

De acordo com o edital do ProUni, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas: 24 a 31 de janeiro (primeira chamada) e 8 a 19 de fevereiro (segunda chamada).

Os estudantes que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Também serão efetuadas duas convocações da lista de espera. (Maria Salas)

Fonte:O Diário de Mogi