quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Crime Rede de esgoto em Jundiapeba é furtada


Crime
Rede de esgoto em Jundiapeba é furtada
Sem o cabeamento elétrico, moradores de várias ruas do distrito estão sofrendo com o transbordamento de água suja nas casas e nas calçadas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Por causa do vandalismo, moradores têm de conviver com o esgoto passando por ruas e calçadas
Moradores de várias ruas do distrito de Jundiapeba enfrentam problemas com a rede coletora de esgoto. Todo o cabeamento elétrico foi furtado e teve de ser reinstalado pela autarquia. Em pelo menos quatro ruas do distrito, o esgoto está transbordando da caixa coletora. Com a chuva que atingiu a cidade nos últimos dias, as ruas Guatemala, Venezuela, José Antônio de Melo e Equador estão inundadas com a água suja. 
"Não consigo nem dar descarga no meu banheiro, porque volta todo o esgoto para dentro de casa. Em dias de chuva, é pior ainda, porque o esgoto volta dos ralos e não há o que fazer, a não ser esperar horas até escoar", explicou Antonio Carlos Pereira, vendedor ambulante e morador da rua Guatemala. 
Várias reclamações já foram feitas ao Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). "Eu liguei para pedir uma limpeza na caixa de esgoto e quem me atendeu informou que os cabos elétricos da bomba de esgoto no distrito foram roubados e, por isso, o equipamento está sem funcionar e não há bombeamento", a afirmou Rosenaldo Lira Silva, vigilante. 
Na semana passada, o volume de chuva foi tão grande que o metalúrgico Reneiro Gonçalves precisou quebrar parte da parede da cozinha de sua casa para que o esgoto não acumulasse no chão. 
"Abri a parede que faz divisa com um terreno onde não há casa construída. O esgoto começou a acumular e esse foi o único jeito que encontrei de evitar que ficasse parado dentro da minha casa. Um absurdo", reclamou. 
Na rua José Antônio de Melo, a moradora Dalva Cassimiro dos Santos, cansada de esperar pela manutenção do Semae, pagou pela limpeza da caixa de esgoto. "Eu mesma paguei para que limpassem a caixa de esgoto. Por enquanto, está funcionando, mas, como todo o sistema está entupido, logo o problema volta a acontecer", disse.


Semae
Segundo o Semae, a Estação Elevatória no rua Indonésia deve voltar a funcionar nos próximos dias. Apesar disso, outras seis estações de bombeamento funcionam no distrito, encaminhando o esgoto recolhido para tratamento. 
Ainda de acordo com a autarquia, casos de entupimento de rede de esgoto e retorno para dentro das casas acontecem devido ao uso incorreto do sistema, como o depósito de lixo, terra e pedra na rede, por exemplo. Na região, as ligações de águas pluviais também estão conectadas à rede, que não comporta o volume de água. Sobre os problemas em várias ruas do distrito, o Semae informou que aumentou o número de funcionários trabalhando no bairro. Foram geradas 100 ordens de serviço no local.

Fonte:Mogi News