quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Carnaval Prazo para escolas apresentarem documentos é adiado para dia 30


Carnaval
Prazo para escolas apresentarem documentos é adiado para dia 30
Agremiações que deixariam de desfilar por causa de pendências terão mais tempo para regularizar a situação
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Os desfiles em Mogi ocorrerão entre os dias 9 e 12 de fevereiro
A Secretaria Municipal de Cultura prorrogou o prazo para que as escolas de samba possam apresentar os documentos exigidos e, assim, ter acesso à verba destinada à organização do desfile no carnaval. 
Na edição de ontem, o Mogi News revelou que três agremiações, duas do grupo especial e uma do grupo de acesso, e um bloco carnavalesco não entregaram as certidões necessárias e poderiam ficar de fora da festa. O prazo-limite para a apresentação seria o começo desta semana, mas foi prorrogado até o dia 30 deste mês.

Com a nova data, a Acadêmicos do São João e a Mocidade do Tietê prometeram regularizar a situação e, assim, se apresentar na avenida do samba. 
Já a Mocidade Independente da Vila Natal anunciou que está fora do grupo de acesso em 2013. O bloco da ONG Tucaromma também garantiu que conseguirá apresentar as informações necessárias e será um dos destaques do dia 9.

Hoje, às 10 horas, uma reunião entre as escolas de samba, os blocos e a secretaria vai definir a ordem das apresentações.

O presidente da Acadêmicos do São João, Alex Rodrigo dos Santos, afirmou que o único certificado pendente, uma declaração fornecida pela Receita Federal que comprova que não há dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já teve o pedido feito, porém, ficará pronto somente nos próximos dias. "Vamos desfilar, mesmo que não haja o recurso da Prefeitura", destacou.

A Mocidade do Tietê aguarda o mesmo documento. O presidente da escola de samba, Kleber Jefferson de Brito, reclamou que a "burocracia tem prejudicado o carnaval em Mogi". "Infelizmente, não temos recursos próprios suficientes para bancar o desfile. O investimento previsto é de R$ 55 mil e a Prefeitura é responsável por R$ 40 mil, no entanto, a verba deveria ser liberada meses antes", disse.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, revelou que, assim que o carnaval passar, "uma política de capacitação das escolas de samba será desenvolvida". 
"A nossa ideia é elaborar ações em parceria com as diretorias das escolas para que elas possam desenvolver atividades culturais ao longo de todo ano. O objetivo é que em setembro ou outubro os trabalhos visando aos desfiles do ano seguinte estejam adiantados", disse o secretário.

Fonte:Mogi News