quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chuva eleva volume de barragens


Chuva eleva volume de barragens
QUA, 16 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Na barragem de Taiaçupeba foi registrado volume pluviométrico de 3,8 milímetros no período entre o último domingo e ontem / Foto Arquivo


As chuvas dos últimos dias elevaram os níveis dos reservatórios de toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O aumento foi confirmado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pode ser medido a partir de dados oficiais atualizados no site da estatal.

O Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), que há exatamente uma semana estava operando com 42% da capacidade, hoje já acumula quase 50% da água que comporta. Mesmo assim, o SPAT continua com o menor volume proporcional entre todos os seis sistemas responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana. O controle do nível das barragens no Alto Tietê será tema de uma reunião a ser promovida hoje (16) pelo Subcomitê de Bacias.

No dia 7 de janeiro, o site oficial da Sabesp apontava que o SPAT operava com 42,1% da capacidade. Ontem, o índice pulou para 49,0%. Este aumento, registrado em apenas uma semana, pode ser explicado a partir da análise do índice pluviométrico.

Nos sete primeiros dias deste ano, a pluviometria acumulada foi de 32,2 milímetros, o que dá uma média de 4,6 mm por dia. Agora, o acúmulo total já é de 182,1 mm, o que indica que choveu 150 mm na última semana, em uma média de 21,42 mm por dia. O volume fica bem acima da média histórica do mês, que é de 246,6 mm ou 7,9 mm por dia.

Consultada, a Assessoria de Imprensa da Sabesp não forneceu os volumes específicos de cada uma das cinco barragens que compõem o SAPT. O órgão informou que só divulga os números do sistema completo. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi