quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

No Legislativo Comissões do Legislativo devem ter disputa acirrada entre vereadores


No Legislativo
Comissões do Legislativo devem ter disputa acirrada entre vereadores
A comissão de Finanças e Orçamento deverá marcar o primeiro confronto entre oposição e situação
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bariani (à esquerda) entregando o diploma para Tomiyama: naturalidade do vereador ao assumir o oitavo mandato consecutivo
A disputa pelas comissões permanentes na Câmara Municipal na próxima legislatura promete ser acirrada. Com apenas três nomes em cada grupo de trabalho legislativo, parlamentares irão buscar apoio para tentar a presidência e até mesmo ser membro de uma das comissões. Finanças e Orçamento, Redação e Justiça, Esportes e até mesmo Meio Ambiente deverão ser as mais concorridas. 
O evento foi realizado na tarde de ontem, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e contou com centenas de pessoas, entre familiares, amigos e assessores. A diplomação foi conduzida pelo juiz eleitoral Luiz Renato Bariani Peres. A celebração é o ato que valida os votos recebidos pelos então candidatos. Além dos vereadores, prefeito e vice-prefeito também participaram.

Uma das comissões mais importantes da Câmara, a de Finanças e Orçamento, deverá marcar o primeiro confronto entre oposição e situação. Petistas e integrantes do PSD desejam a presidência. Clodoaldo Aparecido de Moraes e Iduigues Martins, ambos do PT, manifestaram interesse em participar. "Vamos trabalhar para que possamos ajudar a cidade a ter um orçamento participativo", discursou Moraes. O mesmo deve ocorrer com Justiça e Redação, alvo de Antonio Lino (PSD), dos petistas, além de Olímpio Tomiyama (PSC), Protássio Nogueira (PSD), entre outros.

O advogado Carlos Lucareski (PPS) se colocou à disposição para participar do trio que abordará os assuntos relacionados a Educação e Habitação. 
Há concorrência até mesmo nos postos que ficarão responsáveis por questões ligadas ao Meio Ambiente, comissão que também conta com os assuntos Obras, Habitação e Urbanismo. Vereador mais votado nas últimas eleições, Juliano Abe adiantou que tem interesse em participar deste grupo, além das áreas de educação e agricultura. Caio Cunha (PV) também tentará este grupo.

Claudio Miyake (PSD) espera participar da Comissão Permanente de Saúde. Ele concorrerá com os médicos eleitos - Vera Rainho (PR), Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, e Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, caso não seja eleito presidente da Câmara. Benedito Faustino Taubaté (PMDB) também entrará nesta disputa, uma vez que pretende "atuar na área social", tema que está associada à saúde. 
Jean Lopes (PCdoB) e Marcos Furlan (PV) buscam as vagas ligadas ao Esporte, Cultura e Turismo.

Fonte:Mogi News