quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sujeira eleitoral ainda está nas ruas



Sujeira eleitoral ainda está nas ruas
TER, 09 DE OUTUBRO DE 2012 21:28
A-A+



Panfletos e demais materiais publicitários da campanha eleitoral podem ser encontrados em vários bairros da Cidade, como Vila Industrial (acima) e Jardim Nove de Julho / Foto Gustavo Rejani

O lixo das eleições de domingo continua nas ruas de vários bairros da Cidade, mesmo com os esforços da Prefeitura Municipal, da empresa responsável pela coleta no Município - a CS Brasil -, e dos próprios moradores para retirar a grande quantidade de propaganda dos candidatos. Em comparação com o último domingo, quando as ruas próximas dos colégios eleitorais ficaram cobertas de santinhos e folhetos, o cenário melhorou, mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos apenas na próxima sexta-feira. Os políticos também estão providenciando a retirada de faixas, cartazes, placas, adesivos e todo tipo de material de publicidade utilizado durante a campanha.

A CS Brasil informou que as equipes coletaram de domingo até a tarde de ontem, cerca de 30 toneladas de materiais referentes às eleições. Atualmente, todo o efetivo da empresa, cerca de 400 funcionários entre varredores, ajudantes e agentes de fiscalização, além de motoristas, está envolvido no trabalho. O cronograma da operação vem sendo cumprido e a operação deve se encerrar até o final desta semana, informou a CS Brasil.
A Prefeitura também tem contribuído na operação de limpeza pública com a disponibilização de ajudantes em alguns bairros da Cidade. Ontem, as equipes continuaram o mutirão de varrição para a retirada do material. A Coordenadoria de Comunicação informou que já foram removidas 54 toneladas de papéis - santinhos, folders e cartazes.
Neste caso, a previsão é mais otimista, já que a expectativa é de concluir os trabalhos até amanhã. De acordo com a coordenadoria, na sequência, terá início uma força tarefa para a limpeza de bueiros, por determinação do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), com objetivo de evitar problemas também com enchentes.
Os trabalhos tiveram início na área central, onde a limpeza já foi concluída. Restam ainda os bairros, que correspondem a cerca de 30% do total a ser limpo pela Cidade. Ontem, as equipes atuaram no Mogi Moderno, Vila Natal, César de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba. Os bairros mais afastados, como Botujuru e Conjunto Santo Ângelo, devem receber os serviços hoje. Os distritos mais distantes, como Taiaçupeba e Quatinga,contam com apoio das administrações regionais.
Um grupo de 300 pessoas está envolvida nesta operação, que conta ainda com a ajuda de quatro caminhões basculantes, dois pipas e uma  varredeira profissional para ajudar nos trabalhos. Apenas com o material recolhido no primeiro dia era possível encher 15 caminhões.
Manifesto
O presidente da Organização Não Governamental (ONG) Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti, que também concorreu ao cargo de prefeito pelo PCB, informou que os integrantes da entidade pretendem fazer um manifesto contra a atitude dos políticos. Ele informou que vai encher uma caminhonete com os papéis jogados nas ruas, que depois será levado à Câmara Municipal. Outra atitude que pretende adotar é a de acionar a Justiça Eleitoral para exigir que os próprios candidatos realizem a limpeza e assumam os gastos dos trabalhos. (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi