quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Prefeituráveis Etec fará debate sem Bertaiolli


Prefeituráveis
Etec fará debate sem Bertaiolli
Candidato à reeleição não poderá comparecer ao evento porque será em horário de seu expediente como prefeito
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Direção da escola informou que o objetivo do evento não é eleitoreiro, é apenas para orientar os alunos sobre voto consciente e cidadania
Com mais de 50 anos de existência, a Escola Técnica Estadual Presidente Vargas (Etec), de Mogi das Cruzes, promoverá pela primeira vez na história da instituição um debate entre os candidatos a prefeito. Cinco dos seis postulantes ao cargo confirmaram presença no evento, que será realizado amanhã no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a partir das 8h30.

A ausência será do candidato à reeleição Marco Bertaiolli (PSD). Segundo a coordenadoria de sua campanha, "o prefeito não poderá participar, uma vez que o evento está programado para as 8h30, horário de expediente da Prefeitura e, sabidamente, ele não pode desenvolver atividades de campanha durante o horário de expediente". Ainda de acordo com a assessoria, "a direção da escola foi informada de que Bertaiolli não poderá participar, porém, o representante do PSD na disputa se colocou à disposição para comparecer à Etec fora do horário de expediente, que vai das 8 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas". Fernando Muniz (PPS), Marco Soares (PR), Edgar Passos (PSTU), Mario Berti (PCB) e Jorge Paz (PSOL) serão os debatedores.

A diretora da Etec, a professora Merioni Martins Mussolari, disse que a iniciativa é organizada pela coordenadora pe-dagógica Maria Posavatis Celis e por toda a equipe dos núcleos pedagógicos de filosofia, sociologia, ética e cidadania e história. "O foco é orientar os alunos sobre o voto consciente. Não será um debate eleitoreiro, mas sim para a prática do exercício da cidadania", destacou a educadora.

Cerca de 300 alunos acompanharam o encontro dos candidatos. A mediação ficará a cargo do professor de História Paulo Fiaffio. As questões, já pré-formuladas, estarão relacionadas a diversos temas, principalmente transporte e educação. Os prefeituráveis também poderão formular perguntas entre eles.

"Além de conhecer as propostas, faremos com que o debate passe a ser usado como um componente curricular e que o assunto seja trabalhado em sala de aula", destacou a diretora da escola.

Fonte:Mogi News