quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Após atropelamento População quer mudança em itinerário de ônibus


Após atropelamento
População quer mudança em itinerário de ônibus
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Trecho onde houve um atropelamento com morte é caminho de várias linhas de ônibus
Comerciantes e moradores pedem a alteração do itinerário dos ônibus das linhas municipais que passam pelo cruzamento das ruas Olegário Paiva e Doutor Ricardo Vilela, no centro de Mogi das Cruzes. A reivindicação ganhou força após a morte de uma dona de casa de 71 anos, que estava na calçada e foi atingida por um ônibus que fazia a curva no local. Pelo menos 42 linhas municipais passam pelo cruzamento estreito.

Segundo a comerciante Leonídia Cardoso Santana, de 45 anos, os motoristas do transporte coletivo saem do Terminal Estudantes e passam pela rua Olegário Paiva para, então, acessar a rua Ricardo Vilela. O problema é que estas duas ruas são estreitas e o lado dianteiro dos ônibus chega a subir na calçada. "Não tem espaço para os ônibus nesse cruzamento e sempre vemos um ou outro veículo subindo na calçada. Quase sempre tem acidentes e, na semana passada, acabou tirando a vida de um pedestre", reclamou a comerciante. Os moradores e comerciantes pedem que a Secretaria Municipal de Transportes altere o itinerário das linhas, usando outras vias como opção, como a Coronel Souza Franco. 
A Prefeitura de Mogi informou em nota que a rua Olegário Paiva é o mais importante acesso à rua Ricardo Vilela para os ônibus que saem do Terminal Estudantes ou que são provenientes de regiões como César de Souza. 
Além dos ônibus municipais, que têm como destino a região oeste da cidade ou o Terminal Central, o corredor também é usado pelos ônibus metropolitanos, que trafegam pela rua Ricardo Vilela em direção a cidades como Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. 
Logo após o cruzamento da rua Ricardo Vilela com a Doutor Antonio Candido Vieira, existe um ponto de parada, que serve para embarque ou desembarque de passageiros com interesse na região do Largo Bom Jesus e até mesmo o Largo do Carmo. E existe, na intersecção entre a Olegário Paiva e a Ricardo Vilela, um alargamento na primeira via, que serve justamente para facilitar a conversão dos veículos.


Acidente
Na semana passada, a dona de casa Clodomira Barbosa dos Santos, de 71 anos, morreu atropelada por um ônibus. Por volta das 8h30, a dona de casa andava pela calçada enquanto o ônibus fazia uma curva na esquina da Ricardo Vilela com a Olegário Paiva. O motorista disse que apenas sentiu um impacto na traseira do veículo e parou. A mulher foi arremessada alguns metros à frente, o que causou ferimentos graves e ela não resistiu.

Fonte:Mogi News