quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No topo: Dirceu Pinto e Eliseu Santos conquistam o bi paralímpico


No topo
Dirceu Pinto e Eliseu Santos conquistam o bi paralímpico
Como em Pequim, o mogiano, que assumiu o favoritismo antes de viajar, fica com o ouro na bocha adaptada
Rodrigo Barone
Da Reportagem Local
Divulgação
Amanhã, os atletas do Tradef partem para as disputas individuais. Dirceu, atual campeão, encara o canadense Josh Van der Vies, enquanto Eliseu Santos tem pela frente novamente o tcheco Leos Lacina
A dupla brasileira da bocha adaptada composta pelo mogiano Dirceu Pinto e o paranaense Eliseu Santos (categoria BC4), conquistou a medalha de ouro nas Paralimpíadas de Londres de forma invicta, na manhã de ontem. Eles derrotaram os tchecos Leos Lacina e Radek Prochazka, por 5 a 3, no Complexo Esportivo Excel London Olympics. Os brasileiros do Trabalho de Apoio ao Deficiente de Mogi das Cruzes (Tradef) já haviam vencido a mesma dupla na fase de classificação dos Jogos. Na semifinal, Dirceu e Eliseu derrotaram uma dupla britânica. Na disputa do bronze, o Canadá goleou a Grã-Bretanha por 8 a 2.

Esta foi a segunda conquista da dupla brasileira em Paralimpíadas. A primeira aconteceu há quatro anos, em Pequim, na China. 
Amanhã começam as disputas individuais da modalidade. Dirceu irá em busca de seu bicampeonato, também nessa categoria. Dirceu encara o canadense Josh Van der Vies, enquanto Eliseu Santos tem pela frente novamente o tcheco Leos Lacina. As finais acontecem no domingo. Se vencer na individual, Dirceu repetirá a dobradinha que fez em Pequim. 
Com a conquista dos brasileiros na bocha, em Londres, o Brasil já soma dez medalhas de ouro nas Paralimpíadas. 
"A bocha é especial porque quando o deficiente a pratica se reintegra à sociedade. Se anima a estudar, sair de casa; ter uma vida social", contou Dirceu, à Agência Estado, instantes após a conquista.

Currículo
O mogiano ostenta diversos títulos, entre eles o de pentacampeão brasileiro, tricampeão paulista de Bocha e tetracampeão paulista em duplas. Além dos títulos nacionais, o paratleta conquistou medalhas na Copa do Mundo da Irlanda do Norte (2011), no Mundial de Portugal (2010) e nos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008).

Já Eliseu Santos conquistou medalhas na Copa do Mundo de Bocha na Irlanda (2011), no Campeonato Mundial de Bocha em Lisboa (2010) e nos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008).

Preparação
A competição que antecedeu as Paralimpíadas de Londres foi a Master Internacional de Portugal, que aconteceu em julho, quando Dirceu conquistou o ouro no individual e na dupla. Segundo contou Dirceu ao Mogi News, a competição serviu de parâmetro para as Paralimpíadas e deixou a dupla brasileira bastante otimista para a disputa dos Jogos de Londres.


Festa
O secretário-adjundo de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes, Frederico Abib, o Fred, comemorou muito a conquista do mogiano Dirceu, e já adiantou que o paratleta será recebido em Mogi com muita festa, a exemplo do que aconteceu há quatro anos, quando foi campeão em Pequim. 
"O Dirceu é motivo de muito orgulho para a cidade de Mogi e para o País. Suas conquistas reforçam ainda mais o trabalho de inclusão do deficiente físico por meio do esporte que realizamos em Mogi, ao lado dele. Já temos mais de 60 cadeirantes praticando a bocha em Mogi, e esta conquista deve atrair ainda mais pessoas", afirmou Fred. O paratleta realiza, na cidade, um trabalho de inclusão do deficiente físico no esporte voltado à bocha adaptada. 
Segundo relembrou o secretário-adjunto, será construído um ginásio específico de paradesporto em Mogi, no ano que vem, ao lado da unidade da AACD, no Jardim Rodeio.

Fonte:Mogi News