terça-feira, 11 de setembro de 2012

Drogas Mogi está entre os 40 municípios com maior consumo de cocaína


Drogas
Mogi está entre os 40 municípios com maior consumo de cocaína
Pesquisa revelou o uso dessa e outras drogas no Estado e o Alto Tietê teve duas cidades incluídas nos números
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
Entrevistados responderam a 800 perguntas e 35% deles admitiram já ter experimentado algum tipo de cocaína antes dos 18 anos
Duas cidades do Alto Tietê - Mogi das Cruzes e Poá - estão entre as 40 com maior índice de consumo de cocaína do Estado de São Paulo. Técnicos do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas (Inpad), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ouviram 1.160 adultos e adolescentes de 40 municípios, entre eles jovens de Mogi e Poá, com o objetivo de estabelecer o perfil de usuários, dependentes e tipo de drogas mais consumidas no País. Os entrevistados tiveram de responder a um questionário com mais de 800 perguntas e o resultado, segundo a pesquisadora Clarice Madruga, que coordenou o levantamento, foi que a região Sudes-te - mais especificamente São Paulo - ficou em primeiro lugar entre as regiões com maior número de consumidores de cocaína fumada e inalada no último ano, com 1,4 milhão de pessoas (46%); o Nordeste ficou em segundo, com 800 mil consumidores (27%); Norte e Centro-Oeste tiveram 300 mil (10%).

"Em números absolutos, foram mais de 780 mil consumidores de cocaína em pó, de um total de 2,5 milhões no Brasil e 486 mil deles são paulistas", ressaltou a pesquisadora, informando que 16% dos usuários no Estado mais populoso do Brasil consumiram no ano passado crack, oxi e merla.

"Esse porcentual está abaixo do que esperávamos encontrar e mostra que existem também muitos usuários nas regiões Nordeste e Centro-Oeste", destacou Clarice. Ela contou que 35% dos entrevistados, entre eles jovens de Mogi e Poá, admitiram ter experimentado algum tipo de cocaína (inalada ou fumada) antes dos 18 anos de idade. "Em relação à frequência, 36% dos usuários afirmaram consumir cocaína e derivados diariamente ou mais de duas vezes por semana, o que é um dado preocupante, porque revela uma tendência ao vício". Clarice afirmou que apenas 2% dos usuários de drogas buscam tratamento.

Na separação por gênero, as mulheres são menor número, mas se tornam mais dependentes: 74% delas não conseguem ficar sem usar a droga e têm sintomas de abstinência, contra 29% dos homens. 

Apreensão
De janeiro a julho de 2011, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) apreendeu 541,8 quilos de drogas. A cocaína foi o tipo de droga mais apreendido, totalizando um volume de 385,3 quilos do entorpecente.

Fonte:Mogi News