sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Risco de contaminação Defensoria recolherá amostras hoje


Risco de contaminação
Defensoria recolherá amostras hoje
Erick Paiatto
Evaldo, que tinha casa própria na Volta Fria, agora está vivendo de aluguel, com a ajuda da Prefeitura
O secretário-geral da Defensoria Social e ambientalista Leonardo Aguiar Morelli vem a Mogi das Cruzes hoje, às 10 horas, para recolher as amostras coletadas no terreno contaminado pelo vazamento de óleo que vazou do duto da Petrobras em setembro de 2010, na Volta Fria. Ele encaminhará o material a um laboratório, que determinará o grau de contaminação do solo e da água do terreno afetado. Além disso, o secretário também ouvirá as famílias afetadas pelo acidente, entre eles, o mogiano Evaldo Caminhoto dos Santos, que vai entrar com uma ação judicial contra a Petrobras e a Prefeitura de Mogi, exigindo uma indenização por danos morais por ter perdido sua casa e o terreno quando o duto foi rompido.

O morador foi retirado pela Defesa Civil da casa onde morava porque ela foi atingida pelo combustível. Desde então, mora com a esposa e os dois filhos em uma casa alugada, em Jundiapeba. O aluguel é pago pela administração municipal, por meio do programa "Aluguel Solidário", mas Santos não sabe até quando receberá o benefício, já que não pode mais voltar para a sua antiga casa, que foi demolida.

"Eu estou desesperado, porque eu tinha a escritura do terreno e da casa. Depois que sai de lá, nunca mais ninguém veio falar comigo sobre como ficaria a situação. Para piorar, a Prefeitura quer me incluir no Minha Casa, Minha Vida, só que eu vou ter de pagar o apartamento, ou seja, vou pagar para ter uma casa própria sendo que eu já tinha. E a culpa pelo acidente nem foi minha", lamentou. (J.S.)

Fonte:Mogi News