terça-feira, 31 de julho de 2012

Segurança viária: Mogi-Guararema terá duas novas rotatórias


Segurança viária
Mogi-Guararema terá duas novas rotatórias
Novidades foram passadas ontem à tarde pelo prefeito Marco Bertaiolli, que, acompanhado de secretários, vistoriou as obras de duplicação da via
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito Marco Bertaiolli vistoriou ontem as obras acompanhado do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, e de secretários
A rodovia Mogi-Guarema (SP-66) contará com duas novas rotatórias, na altura da rua do Rosário e na ligação com a estrada do Beija Flor. A estrutura existente na altura da avenida Ricieri José Marcatto será ampliada. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que vistoriou as obras de duplicação na tarde de ontem. Segundo ele, as rotatórias serão criadas para eliminar "o maior indicador de acidentes registrados nas estradas, o cruzamento de uma pista para a outra". "A nova avenida vai contar com um canteiro central que impedirá que os veículos façam travessias indevidas. O maior índice de colisões ocorre quando há mudanças de sentido", alertou Bertaiolli, que estava acompanhado dos secretários municipais Walter Zago, de Obras, Nilmar Ferreira, de Serviços Urbanos, e Carlos Nakaharada, de Transportes. 
"Vamos duplicar todo o trecho da via até o Botujuru, onde termina a área urbana e começa a jurisdição do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Na rua do Rosário, no final do Botujuru (sentido Mogi-Guararema), será construída uma grande rotatória, para que os motoristas possam fazer um retorno com segurança. Na altura da Marbor (antiga academia), a rotatória já existente será totalmente reformulada e no espaço entre as duas será construída a terceira, ao lado do restaurante Caipirado", detalhou o prefeito. "Todos os moradores da Vila Suissa que quiserem usar a avenida poderão retornar para o centro de Mogi sem correr riscos", contou.


Bertaoilli revelou que na avenida Felipe Sawaya, na entrada do Botujuru, "não seria possível fazer uma rotatória", porém, "semáforos seriam colocados para facilitar a entrada e a saída. "Será o único ponto com semáforos", disse. 
O prefeito avalia que a ampliação do projeto não acarretará em desapropriações. "Se houver, será em pequeno volume e faremos com recurso próprio da Prefeitura", informou. 
O prazo para a entrega da obras, fim de 2013, e o investimento de R$ 44,7 milhões do governo estadual não serão alterados, mesmo com as novas estruturas viárias. "O mais difícil está sendo feito neste momento, que é a substituição do solo, nos locais onde serão construídas as pistas adicionais. Há regiões em que a troca atinge apenas meio metro de altura, mas há pontos em que é preciso trocar até dois metros de terra", contou Bertaiolli. Radares e lombadas serão instalados ao longo da pista. 
"O Botujuru passará por um processo de valorização muito grande", destacou o chefe do Executivo. "O mesmo sistema de iluminação da frente do Parque Centenário será instalado na avenida", adiantou.


Fonte:Mogi News