sexta-feira, 13 de julho de 2012

Justiça Nova Vara promete desafogar juizes


A 5ª Vara Cível deve ser inaugurada no próximo dia 20, e deixará cada juiz com 1,7 mil processos cada um
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori: título de Cidadão Mogiano concedido pela Câmara
O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é aguardado na cidade no próximo dia 20 de julho para receber o título de Cidadão Mogiano, concedido pela Câmara Municipal. Na oportunidade, ele deverá também inaugurar a 5ª Vara Cível do Fórum de Mogi das Cruzes, há muito reivindicada por juizes, advogados e pela sociedade civil. Sartori atuou em Mogi durante vários anos no início de sua carreira como juiz.


O magistrado Luiz Carlos Eduardo Reis de Oliveira, de 52 anos, que é de Taubaté, no Vale do Paraíba, foi nomeado pelo Tribunal de Justiça para assumir a nova Vara e já está atuando no Fórum Central, há cerca de duas semanas.


A 5ª Vara, segundo o juiz diretor do Fórum, Luiz Renato Bariani, irá funcionar nas salas 132 e 134, onde funcionava o espaço dos oficiais de justiça. Já o cartório, que terá estrutura de pelo menos dez funcionários, funcionará no local onde era o almoxarifado.


Na prática, segundo o juiz diretor do Fórum, pouca coisa irá mudar, a curto prazo. "A 5ª Vara não receberá processos de outras varas já existentes. Os processos serão encaminhados gradativamente para lá, numa proporção de um para três (a cada processo novo encaminhado para uma das quatro varas antigas, três novos vão para a 5ª Vara). Será assim até que todas as Varas estejam com igual número de processos", contou Bariani.


Segundo ele, por ano, são encaminhados em média 2,2 mil processos por ano para cada um dos juizes das quatro Varas Cíveis do Fórum de Mogi. E, com a 5ª Vara, a expectativa é de que essa proporção reduza em 1,7 mil processos/ano, por magistrado. "Isso significa que serão 500 processos/ano recebidos nesta nova Vara e que, ao final de um triênio, serão 1,5 mil processos, o que deve trazer um equilíbrio com as demais Varas Cíveis", sintetizou o magistrado, diretor do Fórum.


Cidadão Mogiano
A solenidade de entrega do Título de Cidadão Mogiano ao presidente do TJ de São Paulo está marcada para o dia 20 de julho, às 20 horas, na Câmara Municipal. O autor da honraria, aprovada em dezembro, o presidente da Câmara, vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), destaca a atuação de Sartori ainda como magistrado mogiano. "É uma pessoa de bem que sempre buscou a Justiça e, agora, nos dá esse presente que é a 5ª Vara Cível".


Fonte:Mogi News