sábado, 2 de junho de 2012

Saúde UTI Neonatal pode fechar de novo


Após decisão desfavorável na Justiça, MP obteve liminar para interditar novamente ala da Santa Casa de Suzano
Bras Santos
De Suzano
Daniel Carvalho

Ala da Santa Casa de Suzano pode voltar a ser interditada
O interventor da Santa Casa de Suzano, o médico Marco Antônio Grandini Izzo, informou ontem que o hospital poderá ser forçado a transferir para outros estabelecimentos 13 bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e fechar o local na segunda-feira, em cumprimento a uma determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).


Ele argumentou que a ala só não foi desativada entre quinta-feira e ontem porque o desembargador-relator da 14ª Câmara de Direito Privado do TJ, Pedro Ablas, teria atendido ao pedido feito pelo advogado da entidade para que a notificação de interdição fosse suspensa até o início da semana que vem.


Entre hoje e amanhã, o desembargador vai a-nalisar os documentos enviados nas últimas horas pela Santa Casa como objetivo de comprovar que a UTI Neonatal (reaberta no mês de abril após uma longa reforma) tem instalações e recursos humanos que atendem às exigências do Ministério da Saúde.


Toda a movimentação do interventor, dos advogados e dos pais das crianças que continuam internadas está ocorrendo porque o Ministério Público da cidade conseguiu no TJ (provisoriamente) o que não tinha obtido em primeira instância: a interdição sob os argumentos de que a liberação teria sido assinada apenas por uma arquiteta da Vigilância Sanitária Estadual e, principalmente, porque a ala teria sido reaberta em abril sem a estrutura de recursos humanos (médicos e enfermeiros) suficiente. No dia 30, a direção da Santa Casa foi notificada da decisão liminar.


"A partir da notificação, começamos a levantar documentos e informações que foram transmitidas ao desembargador-relator no sentido de derrubar a liminar obtida por uma promotora de Justiça que parece não medir esforços para fechar a Santa Casa e agora a UTI Neonatal", disse Izzo, se referindo à promotora Celeste Leite dos Santos.


"Em um primeiro momento (dia 31), o nosso recurso para barrar os efeitos da liminar foi indeferido, mas, agora (ontem), fomos informados de que o desembargador recebeu os documentos que encaminhamos e suspendeu até segunda-feira os efeitos da notificação", explicou o interventor, que também não poupou críticas ao presidente da Comissão Especial da Investigação (CEI) da Saúde, vereador Israal Lacerda (PTB). 
De acordo com Izzo, o parlamentar estaria trabalhando com a promotora com o objetivo de fechar de vez a Santa Casa. "Neste momento, não trabalho com a possibilidade de a liminar ser mantida na segunda-feira pelo TJ, pois transferir crianças pequenas que estão entubadas representa um risco muito grande para a saúde, sem contar que elas não podem ficar muito tempo longe das mães", completou o interventor do hospital.


Fonte:Mogi News