sexta-feira, 15 de junho de 2012

Novo aeroporto



Novo aeroporto em São PauloA construção de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo, que vira e mexe é um assunto que vem à tona, ganhou nova aliada. O engenheiro Mozart Mascarenhas Alemão defende a construção de novos aeroportos. Em entrevista à Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), ele afirmou que não tem como escapar ao debate: "Nossos aeroportos têm 40 anos. Temos de pensar meio século à frente", disse ele.


Insuficiente
Mesmo com a futura ampliação do Aeroporto de Cumbica, possibilitada pela concessão à iniciativa privada, e o possível desvio do tráfego executivo para o futuro aeroporto de Araçariguama, Alemão prevê que não será suficiente. "Não basta ampliar. Mesmo que Guarulhos consiga transportar 50 milhões de passageiros por ano e Viracopos chegue ao limite de voo com acessibilidade adequada - com trens e tudo o mais - haverá necessidade de outro aeroporto para complementar o sistema".


Opinião dividida
O engenheiro Jorge Eduardo Leal Medeiros defende a tese de que é preciso explorar a capacidades dos existentes até o limite. Ele avaliou que a construção do aeroporto de Araçariguama para aviação executiva autorizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac) deverá aliviar o tráfego aéreo em Cumbica e Congonhas. 


Câmara temática
Três municípios têm interesse em ter o aeroporto: Mogi, São Bernardo do Campo e Caieiras. Caberá aos componentes dessa câmara e ao Conselho Metropolitano avaliar as propostas e a viabilidade. Os aeroportos são de responsabilidade da União e cedidos aos Estados brasileiros. Por enquanto, não há nenhuma previsão de nova reunião nos próximos dias sobre o assunto. 

Fonte:Mogi News