segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nota de desmentido anuncia medida judicial Seg, 23 de Abril de 2012 10:46, NOTA DE ESCLARECIMENTO À ÉPOCA




NOTA DE ESCLARECIMENTO À ÉPOCA

Sobre o texto que traz acusações contra o Deputado Valdemar Costa Neto, publicado na edição da revista Época, distribuída em 20 de abril de 2012, temos a esclarecer:


1 - O Deputado Valdemar Costa Neto não fez, e não faz, “Lobby” por nenhuma empresa, junto à administração pública ou em negócios privados. Muito menos para influenciar o resultado de processos licitatórios, sobretudo daqueles que jamais existiram (o processo licitatório citado pela revista Época nunca teve um edital).


2 - Uma vez que o DNIT não realizou licitação para uma obra de Travessia Urbana em Ubatuba (SP), ou mesmo iniciou providências para o respectivo processo licitatório, a acusação perde o seu sentido. Portanto, não teria nexo a suposta iniciativa do Deputado Valdemar Costa Neto por “Lobby” em favor de uma empreiteira na disputa de uma licitação que não existia. 


3 - Não é verdadeiro ou razoável afirmar, como publicado em Época, que "Costa Neto procurou Pagot para falar sobre a licitação da Travessia Urbana de Ubatuba, São Paulo". Além de o deputado não se ocupar com assuntos administrativos de órgãos públicos, não seria lógico pautar uma discussão sobre uma licitação que jamais existiu.


4 - O início do processo licitatório para a citada intenção de obra na Travessia Urbana de Ubatuba (SP), então reivindicada pelo deputado Clodovil, dependia de uma reformulação de projeto que adequaria o empreendimento às limitações orçamentárias da época. Desde o falecimento do parlamentar ninguém mais pediu pela reformulação do projeto, indispensável aos procedimentos que antecedem um processo licitatório. 


5 - Uma superficial leitura das notas taquigráficas produzidas pelo Senado e Câmara, por ocasião do depoimento do senhor Luiz Pagot (12 e 13 de julho de 2011), confirmam a natureza leviana da matéria publicada pela revista Época. As afirmações do senhor Pagot, feitas sob juramento naquela ocasião, desmentem suas declarações à revista Época, sobretudo quando o mesmo responde as perguntas do senador Randolf Rodrigues (PSOL-AP), ou do Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Suas palavras negam, veementemente, a ocorrência de qualquer registro em que o Deputado Valdemar Costa Neto tenha tentado influenciar nas atividades administrativas do DNIT. “Ele (Valdemar) marca as audiências como qualquer outro deputado, não vai (ao DNIT) nem mais nem menos que qualquer outro da bancada, e nunca me fez nehuma exigência descabida”, garantiu Pagot ao depor no Congresso Nacional (publicado pela Agência Estado, em 13/07/2011, sob o título “Valdemar da (SIC) Costa Neto visitava DNIT como qualquer outro deputado”.


6 - As afirmações mentirosas publicadas entre aspas pela revista Época, atribuídas ao senhor Luiz Pagot, serão questionadas judicialmente, caso seja confirmada a autoria. 


Jornalista Vladimir Porfirio
Assessoria de Imprensa do PR