domingo, 4 de março de 2012

Polícia confirma ligação com drogas e roubos Polícia confirma ligação com drogas e roubos


O envolvimento dos perueiros com o mundo do crime é conhecido pela Polícia Militar. O comandante do 17º Batalhão da PM, tenente-coronel José Francisco Braga, confirmou nesta semana que vários dos clandestinos, que realizam livremente o transporte irregular de passageiros entre Mogi das Cruzes e Bertioga, possuem antecedentes criminais por delitos graves como furto, roubo, lesão corporal, ameaça e tráfico de drogas. No entanto, o complexo e lucrativo esquema de utilização das vans para transporte de entorpecentes e lavagem de dinheiro, revelado por uma fonte anônima a O Diário, ainda não chegou ao conhecimento do setor de inteligência da PM.


O comandante José Francisco Braga já havia confirmado o envolvimento dos perueiros com ações criminosas, na última terça-feira, durante entrevista a O Diário. "Esses perueiros não têm o mínimo de respeito às leis e até já aconteceu de haver infratores envolvidos nisso. Já foi constado que alguns deles estão atuando até para fim criminoso. (...) Já foram pegos perueiros irregulares com passagem criminal por roubo, furto, tráfico, e até por lesões corporais. Isso comprova não apenas que eles fazem ameaças, como também partem para a violência. Então, isso também interessa à Polícia Militar porque entra na questão de Segurança Pública", disse Braga na ocasião.


No mesmo dia, o comandante também afirmou que a PM tem conhecimento das ameaças feitas pelos perueiros a taxistas e até mesmo a fiscais do Município. "A Polícia Militar participa das ações de fiscalização para dar segurança ao trabalho de fiscalização, que compete ao município e a órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, a Artesp ou a EMTU. Prestamos apoio no caso de haver excessos de violência, como já foi constatado. Os taxistas também estão sendo ameaçados. Isso é fato e já foi objeto da nossa discussão. A intenção da Polícia Militar é coibir este tipo de ameaça", disse.


Novamente consultado pela reportagem, na última sexta-feira, o comandante do 17º Batalhão voltou a afirmar que a PM já identificou criminosos entre os perueiros. Ele explicou que as verificações são feitas durante o trabalho de apoio prestado pelos policiais aos órgãos responsáveis pela fiscalização. "Nessas operações, que vem sendo realizadas diariamente, a Polícia Militar presta apoio aos fiscais. Este é o nosso principal objetivo. Porém, durante as ações, também fazemos o trabalho que nos compete e já constatamos a presença de pessoas com passagem por diversos delitos, entre eles o tráfico de drogas".


Porém, o comandante afirmou que não tem qualquer conhecimento sobre a utilização das peruas clandestinas para o transporte de entorpecentes ou para lavagem de dinheiro de organizações criminosas. A pedido de Braga, a Comunicação do Batalhão checou as informações junto ao setor de Inteligência e informou que são realizadas médias diárias de duas a três apreensões de drogas na Cidade, mas que, porém, não há notícias de flagrantes nas peruas. "Não tenho conhecimento, nunca recebemos essa denúncia. Porém, é uma informação que interessa à Polícia Militar e vamos verificar se procede".


Fonte:O Diário de Mogi