domingo, 4 de março de 2012

jardim margarida Moradores fazem abaixo-assinado por melhorias


Eles querem limpeza de área que abriga a escola, a creche e o prédio do Programa Saúde da Família
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O mau cheiro que sai do esgoto também incomoda os moradores que passam pelo ponto
Um abaixo-assinado pedindo melhores condições de infraestrutura para o bairro Jardim Margarida foi feito pelos moradores da região. O documento que será entregue ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD) solicita a limpeza de uma área pública que abriga a escola, a creche e o prédio do Programa Saúde da Família (PSF), além do reparo em uma tubulação de esgoto. O abaixo-assinado tem pelo menos 500 nomes.


O aposentado Henrique Soares, de 40 anos, disse que, em outubro do ano passado, uma rede de esgoto na rua Laura, foi danificada e que desde então o problema não foi solucionado. "Nosso bairro está abandonado. O esgoto está vazando na rua Laura, falaram que o problema seria resolvido, mas até agora, nada foi feito", contou. 
Ele destacou que os moradores da área têm dificuldade de chegar às residências. "Desde que a tubulação estourou parte da via também cedeu e as pessoas ficaram isoladas. Agora, para piorar a água suja está chegando à porta da escola", acrescentou. 
O mau cheiro que sai do esgoto também incomoda os moradores que passam frequentemente pelo ponto. "É muito rato que acaba aparecendo por aqui. O esgoto escorre pela rua e o cheiro é insuportável. É arriscado para as crianças que vão à escola, elas podem acabar pegando alguma doença", afirmou o comerciante Geraldo Dias Alves, de 47 anos. 
O mato no terreno da rua Paula também é outra reclamação dos moradores do Jardim Margarida. "O mato está cobrindo o bairro. As aulas já começaram e fica até perigoso para as crianças passarem. É arriscado, porque pode ter cobra e outros animais", declarou o aposentado. Ele ressaltou que outra reivindicação das pessoas, é que uma equipe de limpeza realize serviços com mais freqüência no bairro. "Além de deixar tudo mais limpo, este trabalho vai ajudar a preservar o que já foi feito", argumentou.


Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi, foi informado que a administração municipal realiza, periodicamente, mutirões de limpeza nos bairros da região conhecida como Divisa. O último trabalho aconteceu no final do ano passado e já estão previstos novos serviços para a segunda quinzena de março. 
A região já conta com limpeza pública e uma das principais ações colocadas em prática pela Administração Regional consiste em conscientizar a população e reduzir os pontos de descarte irregular de entulho, além de fiscalizar e multar os responsáveis. 
Uma equipe será enviada ao terreno para avaliar a situação e tomar as providências necessárias. Sobre o vazamento de esgoto, a região está dentro da área de concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Por sua vez, a Sabesp esclarece que possui apenas a concessão para o fornecimento de água no bairro. Em vistoria ao local foi identificado que se trata de vazamento da galeria de águas pluviais, cuja responsabilidade não compete a esta empresa.


Fonte:Mogi News