domingo, 4 de março de 2012

Botujuru Cempre do Botujuru é inaugurado


Mais de mil alunos serão atendidos pela unidade, que recebeu investimento de R$ 6 milhões e total infraestrutura
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Inauguração do maior complexo educacional da cidade foi feita ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) inaugurou na manhã de ontem o Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) "Professor José Limongi Sobrinho", no Botujuru. Considerado o "maior complexo educacional de Mogi das Cruzes", a unidade terá capacidade para receber 1.080 alunos, sendo 720 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em período integral e 360 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento de inauguração.


Nesta primeira fase de funcionamento, a escola atenderá 630 alunos em período integral e apenas 20 da EJA. O aumento será progressivo e, segundo a diretora da instituição, Juliana de Paula Guedes de Melo Santos, a capacidade máxima deverá ser atingida no próximo ano letivo, ou seja, no começo de 2013. "Neste momento, vamos priorizar a ampliação da EJA, abrindo oportunidades para pessoas de outros bairros", revelou.


O Cempre passou a atender os 325 estudantes das duas escolas estaduais do bairro. Com as transferências, as duas instituições do Estado oferecem agora o ensino médio. Os mogianos do Botujuru que estudam neste período não precisam mais ir até César de Souza, único local daquela região que contava com o ensino médio.


O complexo educacional também possibilitou o aumento do número de vagas do 6º ao 9º ano no bairro, além da EJA, que neste momento atende apenas ao ciclo I, anos iniciais do ensino fundamental, mas, se houver demanda, poderá abrir turmas para o ciclo II, anos finais do fundamental.


Na área de 3,6 mil m², que compreende à escola municipal, foram construídas 12 salas de aula, biblioteca multimídia, sala de informática, auditório, ginásio poliesportivo, elevador, salas de dança, TV e vídeo, música e jogos. O auditório e o ginásio estarão à disposição dos moradores aos fins de semana.


O local conta com uma estação de tratamento de esgoto própria, com capacidade de 40 m³ diários e reservatório de água de reuso de 39 mil litros para reserva de incêndio e uso geral. Os alunos que moram longe do centro educacional terão transporte escolar gratuito. Toda a estrutura foi cons-truída com um investimento de R$ 6,8 milhões.


Este é o segundo Cempre inaugurado no município. O primeiro foi o Doutora Ruth Cardoso, no Jardim Lair, entregue no ano passado. Outros dois complexos semelhantes serão construídos em Jundiapeba e um no Socorro.


Bertaiolli, acompanhado por autoridades, destacou que o Botujuru é o primeiro a atingir a excelência em educação: atende todos os níveis de ensino, da creche ao ensino médio, e todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental estudarão em período integral. "Este é o maior centro educacional, cultural e esportivo da cidade", disse Bertaiolli.


Fonte:Mogi News