sexta-feira, 2 de março de 2012

Legislativo Parlamento Estudantil será realizado de 11 a 15 de junho


A 4ª edição do projeto promovido pela Câmara de Mogi terá a participação de 48 estudantes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

O presidente do Legislativo mogiano, Rubens Benedito Fernandes, e o vereador Jolindo Rennó explicaram os detalhes da edição do Parlamento Estudantil deste ano
A 4º edição do Parlamento Estudantil, projeto que leva estudantes da cidade a viverem a experiência de serem vereadores por um dia, será realizada de 11 a 15 de junho. O evento ocorre normalmente em agosto, mas devido as eleições municipais, o presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, optou pela nova data.
Quarenta e oito estudantes, sendo 16 do 3º ao 5º ano do ensino fundamental (mirins), 16, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (juvenis) e 16, do 1º ao 3º ano do ensino médio (jovens), participarão da iniciativa.


"Nosso objetivo é fazer com que os jovens conheçam como funciona o trabalho no Legislativo para que possam contribuir e cobrar", destacou Bibo durante entrevista coletiva na tarde de ontem.


Ele explicou ainda que, a partir de hoje, cartilhas serão distribuídas nas escolas com informações detalhadas sobre o Parlamento. "Os alunos poderão seguir esse manual para elaborar os projetos", frisou.


Para participar, o aluno deve adaptar a proposta na forma de projeto de lei, conforme detalhado no manual que será distribuído. Cada escola deverá analisar os trabalhos dos alunos e escolher os projetos por categoria. O texto vencedor da pré-seleção precisa ser protocolado na Câmara Municipal até 18 de maio.


Uma comissão especial formada pelo presidente do Legislativo será responsável pela seleção das propostas e, consequentemente, dos autores que viverão a oportunidade de atuar como parlamentares. Os nomes dos selecionados serão divulgados em 1º de junho no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br). 


Calendário
Em 11 de junho, os alunos escolhidos participarão da diplomação no plenário da Câmara, que será conduzida por um juiz eleitoral de Mogi. Depois, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo e receberão as orientações e instruções para desempenharem com sucesso o mandato.


Nos dias 12 e 13 de junho, os alunos poderão acompanhar as sessões ordinárias, realizadas a partir das 15 horas. Os trabalhos terão início com a posse oficial e eleição das mesas diretivas no dia 14. Em seguida, serão realizadas as três sessões ordinárias, uma por categoria, com a discussão e votação dos projetos de lei de todos os vereadores estudantis. No dia 15 de junho ocorre a sessão solene de encerramento.


"A iniciativa é uma oportunidade para que os jovens conheçam o cotidiano da Câmara Municipal e dos parlamentares", frisou o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), autor do projeto que criou o Parlamento Estudantil.


Fonte:Mogi News