sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Câncer Deputados farão visita a hospital



IMG_9703
Parlamentares da Comissão de Saúde fecharam acordo e decidiram que virão a Mogi das Cruzes no dia 27
A reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa não conseguiu o quórum suficiente, mas os deputados presentes fizeram um acordo e decidiram: vão fazer uma visita ao Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes "Flávio Isaías Rodrigues" no próximo dia 27, às 10 horas. 
Participaram da reunião os deputados Luiz Carlos Gondim (PPS), Marcos Martins (PT), que é presidente da comissão, Gerson Bittencourt (PT) e Edinho Silva (PT), que se comprometeram em visitar a unidade de saúde que corre o risco de ser descredenciada em razão de uma auditoria da Secretaria de Estado da Saúde. A auditoria teria encontrado supostas irregularidades que, se confirmadas, podem comprometer o funcionamento do hospital. A direção do hospital, por sua vez, tem negada todas as irregularidades. 
O deputado Gondim apresentou um requerimento à comissão solicitando que os parlamentares realizassem esta visita a fim de constatar a veracidade das graves denúncias contra a direção do hospital, veiculadas na Imprensa, baseado no relatório preliminar da auditoria feita pela Secretaria de Estado da Saúde. A Folha de S. Paulo chegou a divulgar que havia um desvio de R$ 20 milhões, valor que, segundo outras informações, não constaria no relatório da auditoria.


Na cidade, políticos se movimentam para evitar o descredenciamento ou que pacientes do hospital, caso não possam mais ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tenham assistência na cidade e não em outros municípios para que, em razão das dificuldades que já enfrentam por causa da doença, não sejam submetidos a mais desgaste físico.


Embora as investigações sobre as supostas irregularidades ainda não tenham sido concluídas, o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, disse que o atendimento de pacientes irá para o Hospital Luzia de Pinho Melo. A declaração foi dada durante audiência nesta semana na Assembleia Legislativa. Foi a primeira vez que o secretário falou sobre o assunto publicamente desde o vazamento do relatório preliminar da auditoria realizada no hospital. 
Guido Cerri foi convocado pelos deputados estaduais da Comissão de Saúde para falar sobre sua gestão e o desenvolvimento de ações, programas e metas para 2012. Contudo, em meio às explanações, Cerri foi taxativo e, segundo alguns parlamentares, até "áspero" quando perguntado sobre o caso do Hospital do Câncer em Mogi. "No caso do Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes, foram constatados em auditoria 85% de irregularidades nos atendimentos. Por isso, o atendimento para os pacientes de câncer da região será feito pelo Hospital Luzia de Pinho Melo", disse ele, segundo texto elaborado pela Assessoria de Imprensa da Asembleia.


Fonte:Mogi News