sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ação Vila Nova União ganhará uma Cozinha Comunitária


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Marinês: "Além das refeições, o local oferecerá vários cursos"
Mogi das Cruzes ganhará uma Cozinha Comunitária, que fornecerá refeições e cursos profissionalizantes para os moradores da cidade. O serviço será integrado com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que será construído no entroncamento das ruas Hélio Borenstein e Aurora Ariza Meloni, na Vila Nova União. As estruturas fazem parte de um processo de reurbanização que está sendo realizado no bairro. No momento a Prefeitura de Mogi aguarda o encaminhamento, pela Caixa Econômica Federal, do convênio entre a Administração Municipal e o Governo Federal para assinatura. Apenas depois desta fase a verba será repassada para a implantação do projeto.


A Cozinha Comunitária é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que visa oferecer uma produção mínima de 200 refeições por dia em um período de pelo menos cinco dias da semana. Os valores são repassados pela pasta para que sejam administrados pelo município ou por uma entidade indicada pela administração pública. Esta questão ainda não foi definida na cidade, bem como se será cobrado um valor por cada prato. A secretária municipal de Assistência Social, Marinês Massaro Piva, revelou que os detalhes de funcionamento da estrutura devem ser definidos na próxima etapa.


Para a implantação da unidade na cidade serão investidos R$ 489,2 mil, dos quais R$ 450 mil são provenientes de repasse do Governo Federal e o restante, contrapartida do município. "A Cozinha Comunitária vai ficar no mesmo espaço onde será construído o Cras da Vila Nova União, ou seja, mais uma estrutura social para atender a população do bairro que tem grande vulnerabilidade social", explicou a secretária. Ela acrescentou que não serão oferecidas apenas refeições, mas que o espaço servirá para formar profissionalmente a população. "O local também vai oferecer cursos de culinária, cozinha industrial, servirá para formação de técnicos da área. Assim, faremos a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, gerando renda", destacou.


A implantação do projeto está prevista na reurbanização para o bairro. A verba para realizar as benfeitorias vem por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Entre as melhorias do bairro há também a implantação de drenagem, asfaltamento de ruas, saneamento básico, construção de praças e estruturas públicas.


Projeto 
As Cozinhas Comunitárias fazem parte da rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que tem como objetivo oferecer refeições de qualidade a preços acessíveis a população de baixa renda.


Fonte:Mogi News