quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reviravolta

Amilson Ribeiro

Tudo caminha para que o próximo presidente da Câmara de Mogi seja o vereador Nabil Nahi Safiti (PSD). Nos últimos dias, o nome de Safiti vem crescendo na preferência dos colegas, inclusive de parlamentares que já haviam declinado apoio anteriormente a Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. 


Bancadas
Bibo já tinha colocado seu nome à disposição, já que a "vaga" agora seria do PR com o revezamento e o acordo feito no passado entre as lideranças das bancadas mais representativas do Legislativo, até então DEM/PSDB e PR. 




Apoio do PR
Só que, nos últimos dois dias, o nome de Safiti se sobressaiu e cresceu. Ele, inclusive, agora conta com o apoio do PR para a disputa. E Bibo já fala mesmo em jogar a toalha. Ele confidenciou que poderia sair como candidato a presidente, mas somente se o seu nome fosse um consenso. Como a situação agora se inverteu, é bem provável que Bibo não seja mais candidato.


Legislatura
Nabil já ocupou o cargo de presidente da Câmara de Mogi uma vez e está em sua terceira legislatura. É funcionário público da Prefeitura de Mogi afastado, é formado em engenharia industrial com pós-graduação em Meio Ambiente e fará 56 anos no próximo mês.


PSD
Nabil é libanês e foi eleito com 2.881 votos nas eleições passadas. Recentemente, saiu do DEM junto com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e ingressou no PSD, assim como os demais vereadores da antiga bancada democrata, formada por Protássio Ribeiro Nogueira e Carlos Evaristo. Uma de suas bandeiras é o funcionalismo público. Por ser engenheiro, também acompanha de perto obras desenvolvidas na cidade. 




Corda no pescoço
Nos bastidores políticos, comenta-se que os vereadores Olímpio Tomiyama (PSC), ex-PTB, e Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, ex-PPS, estariam com a "corda no pescoço", com receio de que suas antigas legendas ingressem na Justiça reivindicando a cadeira deles.




Preço
Como eles migraram para outros partidos na reta final para as filiações partidárias, sem justificativa aparente, a infidelidade poderá custar caro. No caso do presidente do Legislativo, Mauro Araújo, que saiu do PSDB e hoje é peemedebista, desde o princípio ele já propagou que estava insatisfeito no ninho tucano e reclamava de mais atenção. 


Sem motivo
Já os demais não teriam "motivo" aparente. Apesar disso, a situação no PPS estava muito complicada para o vereador Osvaldo do Mercado Real, que buscou a sobrevivência política. A direção do PPS anunciou que deve entrar na Justiça nos próximos dias para voltar a ter a cadeira na Câmara. 


Aliança
Já Olímpio também estava numa situação delicada porque sempre foi da base governista e o PTB assumiu a postura de compor uma aliança junto com o PT e PP de oposição à tentativa de reeleição do prefeito Marco Bertaiolli. Tomiyama sempre foi da base de apoio e na gestão do ex-prefeito Junji Abe, que antecedeu Bertaiolli, era tido como o "primeiro ministro". 
Jorge Moraes

Tiririca de Mogi
Após ter emplacado Tiririca à condição de deputado mais votado na eleição de 2010, a direção do PR agora quer lançar outro palhaço como candidato nas eleições de outubro de 2012. 




Figurinha
Ele se chama Edvaldo Hermenegildo, ou simplesmente Palhaço Bubu, que é uma figurinha carimbada na cidade por fazer suas palhaçadas para muitas lojas, como forma de atrair clientes, e por ser mascote do time local de basquete. 


Bom de voto
Nas duas últimas eleições, Bubu já foi candidato, conseguiu ser bem votado, mas não se elegeu. A ideia agora é que Bubu seja o grande puxador de votos do PR. O Tiririca, o outro "bom de voto", estaria disposto até a ajudar Bubu na empreitada gravando peças da publicidade eleitoral e pedindo votos para o "colega de profissão". Assim que a campanha pegar para valer, o palhaço Bubu promete ir para as ruas com uma novidade: as "bubuzetes", meninas que deverão ajudar a pedir votos para ele nas ruas de Mogi. Os vereadores que se cuidem. 
Divulgação

Encontro marcado
O agente de telecomunicações policiais Laudemiro Ribeiro de Souza tem um encontro especial hoje no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no Morumbi. 




Braço direito
Ele vai almoçar com um dos homens de confiança do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o assessor Plácido Bento de Oliveira: "O Plácido acompanha o dr. Geraldo há muito tempo". Só para se ter uma ideia, a sala de Plácido fica no segundo andar ao lado do gabinete do governador. 




Idoso mais bonito
Laudemiro, conhecido por ter faturado o título de Idoso Mais Bonito do Estado de São Paulo, e que trabalha no 1º Distrito Policial de Mogi, convidou o delegado seccional João Roque Américo, que não poderá participar do encontro por compromissos assumidos anteriormente: "É uma visita de cortesia, que representa a nossa amizade desde longa data", afirmou o policial ontem à tarde.


Fonte:Mogi News