quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Semáforos Trânsito começa a fluir melhor em área de rotatória


Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Em três dias, tráfego na rotatória começou a dar sinais de melhoria
Os semáforos instalados na praça Kazuo Kimura, a rotatória do Habib´s, ainda estão no centro de uma polêmica entre os que aprovam e os que reprovam. 
Desde que o conjunto de equipamentos foi instalado no local, motoristas reclamam do congestionamento nas avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Francisco Rodrigues Filho. No entanto, há também quem garante que ficou mais fácil e seguro trafegar naquele trecho. 
A tendência é de que, aos poucos, os motoristas se acostumem. O tráfego também começa a melhorar. Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, as filas de veículos que se formaram na segunda-feira foram administradas e controladas nos horários de pico.


Parte dos motoristas que passaram pela rotatória do Habib´s ontem garantiram que o local está mais democrático. "Com o semáforo, as pessoas começaram a respeitar os outros motoristas. Ficou mais fácil entrar na avenida Francisco Rodrigues Filho. Antes, tínhamos que encontrar brechas para poder passar pela rotatória. É só colocando os semáforos que as pessoas começam a respeitar, porque são obrigadas a parar", afirma a professora Cibele Barbosa, 52 anos.


O motorista Edson Silva, 53, conta que passa frequentemente pelo local e que já notou a diferença. "Hoje (ontem) o trânsito está um pouco melhor, comparando ao primeiro dia de funcionamento do semáforo", disse. Já o auxiliar de tráfego Robson da Costa Gomes, 21, afirma que o trânsito ficou mais carregado. "O trânsito ficou mais intenso, principalmente nos horários de pico", acrescenta.


Castilho explica que a fila de veículos foi controlada na terça-feira. "Foi tranquilo, pois as filas foram controladas, mas temos de observar mais um pouco para ver a mudança que ocorre no dia a dia. A fila na avenida Narciso Yague Guimarães diminuiu e ontem (terça-feira) consegui acabar também bem mais cedo com a da avenida Francisco Rodrigues Filho. É importante lembrar que elas não acabarão, pois são causadas pelo grande volume de veículos que passam pelas vias, mas vamos tentar administrá-las", esclareceu.


Para o especialista em trânsito Nobuo Aoki Xiol, o novo sistema deve ser acompanhado. "Os semáforos estão em fase de implantação, mas o primeiro impacto não foi muito positivo. Temos que ver se isso dará conta do fluxo de veículos que passa pelo local", diz.


Fonte:Mogi News