sábado, 20 de agosto de 2011

Rotatória: Trajeto de ônibus vai mudar para evitar avenida

Daniel Carvalho

Miriam: Novo trajeto
Treze linhas intermunicipais que passam pela avenida Manoel Bezerra Filho e utilizam a praça Kazuo Kimura, a rotatória do Habib´s, terão o trajeto alterado a partir de hoje. A medida foi tomada para levar maior fluidez ao trânsito da região. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). A diretora municipal de Transportes, Miriam Carrasco Benites, informou que a empresa responsável pelos coletivos está informando os usuários sobre a mudança. Ela afirmou ainda que as linhas municipais que passam pela via não terão sua rota alterada.


A partir de hoje, as linhas intermunicipais que têm por destino final a Estação Estudantes e que passavam pela rotatória do Habib´s deixarão de circular pelo local. O novo trajeto prevê que os ônibus que saíam da avenida Dom Antonio Cândido Alvarenga, seguiam pela avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e Manoel Bezerra Lima Filho, contornavam a rotatória e se dirigiam para o terminal pela avenida Professor Álvaro Pavan, sofrerão uma alteração na rota. "Agora eles vão sair da avenida Dom Antonio Cândido Alvarenga, cruzar a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, seguir pela rua Olegário Paiva e entrar na avenida Álvaro Pavan em direção ao terminal", explica Miriam.


O prefeito declarou que a mudança foi pensada para dar mais fluidez ao trânsito da região. Segundo informações da Secretaria de Transportes, um ônibus passa a cada um minuto e meio pela avenida Manoel Bezerra Filho, da linha municipal ou da intermunicipal. "Nosso objetivo é oferecer mais segurança e fluidez ao trânsito. Há 20 anos o número de veículos era de 40 mil, hoje são 200 mil. As vias de Mogi não comportam esse volume. A instalação dos semáforos foi um pedido da população, que não conseguia atravessar o local. Nossa intenção é ordenar o trânsito. A Secretaria de Transportes está mudando o trajeto dos ônibus intermunicipais, que agora não passarão mais pela rotatória", declarou Bertaiolli.


A Prefeitura está preparando um projeto para a abertura de uma passagem subterrânea que permitiria um controle maior do fluxo de veículos. "Essa passagem subterrânea tem por intenção ordenar o trânsito da região", esclarece Bertaiolli.


Outra alteração
O prefeito estuda a proposta de alterar o ponto final das linhas de ônibus que saem das cidades de Salesópolis e Biritiba Mirim para Mogi. Esses ônibus hoje têm como destino a Praça dos Imigrantes e passariam a terminar no Terminal Estudantes. A medida, segundo Bertaiolli, ajudaria a controlar a fluidez nos locais por onde os veículos trafegam.


Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu), são 19 ônibus que fazem as linhas 311 (Salesópolis/Mogi), 394 (Biritiba Mirim- Jardim dos Eucaliptos/Mogi) e 210 (Biritiba Mirim - Casa Grande/Mogi). A estimativa é de que em dias úteis 4.880 passageiros utilizem as linhas. Bertaiolli informou que a mudança não foi realizada por causa do pedido do prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Taino (PSDB). (L.N.)


Fonte:Mogi News