quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Perigo Bombeiros atendem a seis casos de queimadas em um único dia


Em um dos casos, houve risco de explosão, porque o fogo atingiu um duto da Petrobras em César de Souza
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Somente ontem, os bombeiros atenderam a seis casos de queimadas em vários bairros de Mogi, um deles com risco de explosão
O Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes atendeu a seis ocorrências de fogo em mato em apenas um dia. Segundo informações das equipes, o tempo seco e o costume da própria população de incendiar a vegetação são as principais causas dos acidentes. Em um dos casos, o fogo chegou a afetar o duto da Petrobras, em César de Souza, oferecendo risco de explosão. No mês passado, 234 ocorrências de incêndio foram registradas em Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Arujá. Segundo os bombeiros, 80% destas ocorrências são de fogo em matas, terrenos baldios e vegetações em beira de estradas. 
A umidade relativa do ar já chega a 17%, bem abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%, e deixa a cidade em estado de alerta, assim como a capital. Em dias quentes, mas com índices equilibrados de umidade, a mínima chega a 29%.


Na tarde de ontem, as equipes do Corpo de Bombeiros tiveram de atender quatro ocorrências de fogo em mata. Na maior delas, à beira da avenida João XXIII, em César de Souza, o fogo chegou a atingir os dutos da Petrobras, trazendo risco de explosão na região. O fogo chegou a queimar parte de um quintal onde as famílias armazenavam materiais recicláveis. As labaredas ficaram a 30 metros de quatro barracos. Ninguém ficou ferido. Por volta das 15h30, a grande fumaça preta podia ser vista na área central da cidade. Érica Jesus, de 29 anos, estava dormindo, quando acordou assustada por causa da fumaça. "Acordei sem ar e quando abri os olhos minha casa estava toda preta. Fui ver o que estava acontecendo no quintal e tomei um susto quando vi o fogo bem perto", relatou. O catador Cleiton Rebekue, 37, tentou ajudar os bombeiros usando uma mangueira. "Passamos um sufoco", disse.


Duas viaturas foram deslocadas até o local da ocorrência, na rua Adolf Lutz. Por conta do tamanho das labaredas, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi acionado para levar um caminhão-tanque até o local e ajudar no controle do fogo. Por sorte, o duto não foi afetado, mas o risco de explosão não foi descartado pelos bombeiros. Também foram registradas queimadas em Jundiapeba, Vila Cintra, à beira da avenida Valentina de Mello Freire Borenstein e da rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88) e no bairro Rio Abaixo. 


Emergências
Segundo o comandante do 2º Subgrupamento de Mogi das Cruzes, capitão Marcos Paulo, a população deve ligar para o 193 se testemunhar qualquer fogo em vegetação. "Com o tempo seco, o fogo se alastra mais rapidamente e o incêndio pode se tornar muito maior", destacou. O comandante informou também que, das 234 ocorrências registradas em julho, 80% são em mata, vegetação ou beira de estrada, mas os dados também contemplam incêndios em residências, indústrias e galpões de toda a região.


Fonte:Mogi News