quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pesquisa Bairros perto do centro têm população maior

De acordo com o IBGE, a maioria dos mogianos mora em regiões que ficam próximas ao centro da cidade, como Alto do Ipiranga e Socorro
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

O distrito de Brás Cubas está entre as regiões mais populosas de Mogi das Cruzes, com 27,1% do total de habitantes
Os bairros mais próximos da área central de Mogi das Cruzes concentram 44,4% da população da cidade, segundo dados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total de 387.779 habitantes, 172.269 vivem em bairros como Alto do Ipiranga, Parque Santana, Mogi Moderno, Jardim Santista, Vila Vitória, Centro Cívico, Shangai, Socorro, entre outros. Brás Cubas é o distrito com maior concentração de pessoas: 27,1%. Ao todo, a população chega a 104.937 habitantes. O levantamento mostra ainda que apenas 7,8% dos mogianos moram em áreas rurais. 
Foi considerado centro da cidade o limite no entroncamento da rua Antonio da Fonseca Coelho com a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, a rua Engenheiro Eugênio Motta, a rua Ipiranga e as avenidas Japão e Fernando Costa. 
Na área central, as mulheres são maioria, com 51,9% do total. O levantamento também mostra que 62.478 domicílios na região são particulares e coletivos, ou seja, abrigam pelo menos dois moradores. O dado confirma a estatística que já havia sido divulgada pelo IBGE em junho, que mostra que o número de pessoas que moram sozinhas caiu 38% em dez anos na cidade. 
Já o limite do distrito de Brás Cubas foi traçado na rua José Virgílio da Silva com a Capitão Amado, além da Isis de Oliveira, a Doutor Roberto Nobuo Sato, a Santo Antônio, a Manoel Gomes Amorim e a avenida Francisco Ferreira Lopes. No distrito, predomina a população feminina, de 25 a 29 anos, e homens de 10 a 14 anos. Na área que engloba os bairros Vila Paulista, Jardim Universo, Vila Cintra, entre outros, as mulheres representam 51% da população. 
O levantamento detalhou ainda que 12,7% da população mora em Jundiapeba (49.186 habitantes), 8,6% em César (33.295 habitantes), 3,7% em Sabaúna (14.511), 1,3% em Taiaçupeba e 0,99% em Quatinga. 
Detalhamento
No mapeamento disponível na Internet (http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores), é possível construir informações por bairro, como a média de moradores por domicílio, o sexo (número de homens para cada cem mulheres) e o índice de envelhecimento, que é o número de pessoas idosas (com 65 anos ou mais de idade) para cada cem pessoas jovens (de até 14 anos). 


Estudo
De acordo com o coordenador do IBGE em Mogi das Cruzes, Ivan do Amaral, um grupo de técnicos mogianos irá a São Paulo hoje fazer um treinamento de interpretação de dados do Censo. 
"Algumas publicações apresentam dificuldades para entender especificamente algumas informações. Mas, a partir da próxima semana, nossos técnicos de Mogi estarão treinados para esclarecer todas as dúvidas dos mogianos", disse.


Fonte:Mogi News