sexta-feira, 22 de julho de 2011

Patrimônio Vândalos picham e quebram monumentos do município

Na maioria das praças de Mogi, as estátuas históricas estão danificadas ou sem manutenção
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estátua do ex-prefeito de Mogi das Cruzes Francisco Ribeiro Nogueira, que fica na praça de mesmo nome, está pichada, com a luminária arrancada e com mato em volta
O Mogi News percorreu ontem alguns pontos do município onde estão monumentos que homenageiam personalidades importantes da história brasileira. A maioria deles está pichada ou danificada, por causa da ação de vândalos. Em alguns casos, eles precisam apenas de manutenção. 
Na praça Francisco Ribeiro Nogueira (antigo largo 1º de Setembro), na região central, onde tem um busto do ex-prefeito de Mogi que dá nome ao local, o monumento foi pichado. Ao redor da estátua, existe o acúmulo de pedras e mato. Uma luminária aparentemente foi arrancada do lugar, restando apenas os fios. 
No bairro São João, na praça Cícero Alves dos Anjos, o monumento do ex-presidente da república Getúlio Vargas, feito no ano de 1955, além de ter sofrido com a ação do tempo, foi alvo de vandalismo. O busto foi pichado e uma espécie de massa foi colocada na boca da imagem. Uma placa que antes fazia parte do monumento foi arrancada também.


O monumento do Aviador que fica no largo Bom Jesus, que homenageia dois aviadores que morreram em um acidente de avião em 1º de setembro de 1948, quando sobrevoavam a cidade por causa das comemorações do aniversário de Mogi, não tem traços de vandalismo, mas está mal-conservado. 
Outro monumento que, além das ações de vândalos, está prejudicado pela sujeira é o da praça do Imigrante. A base onde fica o casal de japoneses não tem mais a inscrição que dizia "imigrante japonês". Uma placa que antes fazia parte da praça parece ter sido arrancada. Em Brás Cubas, a estátua da praça Zumbi dos Palmares, que representa a liberdade dos escravos, está pichada e arranhada. 
Já na Prefeitura, a estátua do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, que governou a cidade por 18 anos, parece ser o monumento mais conservado. O MN esteve no local e constatou apenas que uma luminária tem um pequeno defeito, mas nada que comprometa a iluminação da imagem. 
Segurança
A legislação municipal determina punições rigorosas para quem danifica o patrimônio histórico, de acordo com o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. 
O secretário contou que as câmeras de monitoramento do município têm contribuído para flagrar essas ações de vandalismo. Quem for pego causando danos ao patrimônio será encaminhado à delegacia mais próxima e responderá criminalmente pelo ato, além de ter de pagar uma multa no valor de R$ 5.428. 
A manutenção dos monumentos, segundo informações da Prefeitura, é de competência da Secretaria de Serviços Urbanos e os trabalhos são realizados periodicamente. 
A secretaria pede a con-tribuição da comunidade na manutenção e na conservação do patrimônio municipal. A população pode ajudar também fazendo denúncias, caso presencie algum ato de vandalismo, pelo telefone 0800 770 1566.


Fonte:Mogi News