quinta-feira, 7 de julho de 2011

Balanço: Em um ano, Santa Casa dobra número de exames

Os procedimentos laboratoriais, que somavam 45 mil por mês, chegam hoje a 90 mil. Os diagnósticos por imagem saltaram de 6 mil para 10 mil
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O provedor Mário José Calderado, Toledo Júnior e os vereadores Chico Nogueira e Mauro Araújo festejaram os 138 anos do hospital
A Santa Casa de Mogi das Cruzes comemorou seu 138º aniversário ontem com um balanço que apontou o aumento de exames realizados no hospital. De acordo com o diretor assistencial da Santa Casa, Paulo Siqueira Toledo Júnior, há cerca de um ano, os exames laboratoriais dobraram, pois atualmente são realizados 90 mil exames por mês. Antes, eram realizados aproximadamente 45 mil. Em relação aos diagnósticos por imagem, o hospital faz mensalmente 10 mil exames. Há um ano eram realizados em torno de seis mil. 
Segundo Toledo Júnior, o aumento dos atendimentos para a realização dos exames se deu pela gestão compartilhada do hospital com a Secretaria Municipal de Saúde. Para o diretor assistencial, esse tipo de administração trouxe apenas benefícios à população, como a aquisição de novos equipamentos. 
Desde março de 2010, o desenvolvimento dentro do hospital pode ser percebido, conforme ressaltou o diretor. Ele contou que os serviços de exames, principalmente os de imagem, melhoraram e a Santa Casa tem agora, por exemplo, um raio-X digital - tecnologia que apresenta imagem de qualidade. Além disso, a unidade de saúde conta com mamografia, tomografia computadorizada, ultrassom e densitometria óssea. 
"Contamos com equipamentos modernos de exame para atender uma demanda proveniente da rede básica de saúde e da própria Santa Casa", salientou Toledo Júnior. 
Hoje é possível, inclusive, ter acesso ao resultado de exames laboratoriais pela Internet, por meio do site da Santa Casa- www.santacasamc.com.br. O agendamento para esses procedimentos tem sido marcado em um prazo considerado até curto, de acordo com o diretor assistencial. 
Na avaliação geral de Toledo Júnior, as atividades realizadas desde o ano passado até agora estão em uma constante evolução, especialmente quando se trata do atendimento. "O objetivo da Santa Casa é focar sempre na humanização para atender melhor a população, com uma atenção especial aos idosos, além da capacitação que acontece periodicamente com os colaboradores do hospital". 


UTI Neonatal 
A evolução da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal também foi citada pelo diretor assistencial da Santa Casa. Mesmo com o episódio da morte de nove recém-nascidos, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, por infecção generalizada, o hospital aguarda o credenciamento para mais três leitos na UTI. 
Hoje, a unidade tem seis leitos e o processo para regulamentar mais três está em andamento, sendo que as exigências para isso foram cumpridas, como a contratação de mais técnicos de enfermagem.


Fonte:Mogi News