terça-feira, 26 de abril de 2011

‘Mingau de Concreto’ é atração no Centro

‘Mingau de Concreto’ é atração no Centro

P
ERSONAGENS Trupe dá vida a tipos comuns do velho centro de São Paulo, como bêbados, travestis, malandros, meninos de rua, religiosos e outros
O retrato do caos, do trânsito sempre conturbado, da mendicância e das ruas sempre lotadas do centro da maior cidade do País, São Paulo, dá o tom ao espetáculo "Mingau de Concreto", que será apresentado amanhã, ao meio-dia, no Largo do Rosário, pelo grupo Pombas Urbanas. A produção é da equipe do Galpão Arthur Netto.
O texto do espetáculo é assinado por Lino Rojas, a direção é de Marcelo Palmares e Carvalho Jr. e tem no elenco Thabata Letícia, Juliana Flory, Natali, Marcelo Palmares,Paulo Carvalho Jr., Marcos Kaju, Ricardo Big e Adriano Mauriz.
"Mingau de Concreto" foi montado em 1996 e encenado em várias cidades do Brasil, além de festivais teatrais ao redor do mundo. Recentemente, a peça foi apresentada no 10º Festival de Teatro de Havana, em Cuba, e no 26º Festival Internacional de Teatro de Oriente, na Venezuela.
A montagem surgiu a partir da análise feita pelo grupo Pombas Urbanas do espaço público do Centro Histórico da capital paulista, com seus personagens caricatos, suas ruas cheias de gente, seus prédios antigos e a conturbada realidade do transporte público insuficiente e seu trânsito parado. O objetivo dos criadores é intervir ludicamente no fluxo movimentado destes espaços públicos.
De forma planejada, os atores sobem ao palco para dar vida às pessoas que caracterizam esta região tão degradada da maior cidade brasileira, como bêbados, travestis, malandros, imigrantes, meninos de ruas, ricos em decadência, autoridades e religiosos em geral.
Usando a linguagem dos artistas de rua, o espetáculo mostra a realidade das ruas entrelaçadas com histórias de vida de personagens que conhecem a fundo este cenário social.
Em cada apresentação, "Mingau de Concreto" chega a reunir um público de cerca de mil pessoas. Por tratar de questões tão importantes como sexualidade e o uso de drogas, o espetáculo tem sido um veículo de divulgação das formas de prevenção à Aids, participando de algumas campanhas direcionadas a jovens em parceria com o Grupo Independente de Prevenção à Aids (GIPA) e da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde.
A apresentação ocorre no Largo do Rosário, próximo à Rua Paulo Frontim, no Centro de Mogi. Mais informações pelo telefone 3433-9841.
Grupo
Pombas Urbanas
O grupo desenvolve desde 2004 as suas criações artísticas em um galpão no Bairro de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Neste espaço é que se inicia a estruturação de um local comunitário de arte motivada por um antigo sonho do grupo e viabilizada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto "Da Comunidade ao Teatro, do Teatro à Comunidade". Desde a sua chegada ao bairro Cidade Tiradentes, o grupo tem criado iniciativas promovam e valorizem a cultura no dia-a-dia do bairro, além de ter formado uma rede de moradores (jovens, crianças e seus familiares) que se envolvem diretamente no processo artístico e comunitário dos espetáculos produzidos.

Fonte:O Diário de Mogi