terça-feira, 29 de março de 2011

Secretário estadual reprova rodízio de delegados e promete solução

Secretário estadual reprova rodízio de delegados e promete solução
Antônio Ferreira Pinto disse que fará um levantamento do número de delegados para resolver os plantões nos DPs
Bras Santos
Da Reportagem Local
Divulgação
André do Prado (à esq.), Mauro Araújo e Expedito Ubiratan Tobias (à dir.) participaram de uma reunião com o secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto (de óculos)
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, reprovou a "engenharia" desenvolvida pelo delegado-seccional de Mogi das Cruzes, João Roque Américo, para o funcionamento do 2º Distrito Policial, em Brás Cubas. Ferreira Pinto prometeu fazer um levantamento do número de delegados disponíveis no município com a finalidade de garantir a continuidade do atendimento normal nos dois DPs.
Nas últimas semanas, o seccional tem afirmado que, em razão da falta de seis delegados (afastados, doentes ou em férias), o comando da Polícia Civil terá de dividir um delegado entre o 1º e o 2º DPs. A iniciativa provocou reações negativas e polêmica.
Na tarde de ontem, o secretário de Segurança afirmou em audiência com o presidente do Legislativo de Mogi, Mauro Araujo (PSDB), que não estava sabendo oficialmente das mudanças projetadas pelo seccional e que não concorda com o rodízio de delegados. "O secretário afirmou que ficou sabendo das alterações propostas pela Delegacia Seccional de Mogi somente pela Imprensa e ressaltou que a utilização, ao mesmo tempo, de um único delegado em dois plantões não é uma boa solução. Ele anunciou que vai acionar a Delegacia Geral de Polícia (que coordena as seccionais) para avaliar o caso. Ele disse também que solicitará um levantamento para saber se a "engenharia" feita pela Seccional de Mogi é realmente necessária", contou Araújo.
"Apesar de não estabelecer um prazo, o secretário deu a entender que pretende resolver o assunto o mais rapidamente possível e que a solução ideal é manter cada Distrito Policial com o número de delegados necessário para o cumprimento de todos os plantões", complementou.
Araújo saiu satisfeito do encontro: "Achei que o resultado da audiência foi bom. Mas vamos continuar monitorando o caso, mesmo porque, o objetivo é evitar que o rodízio de delegados seja implantado até que a Secretaria de Estado da Segurança termine o levantamento sobre o total de delegados". O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) e o deputado estadual André do Prado (PR) também participaram da reunião.

Fonte:Mogi News