terça-feira, 29 de março de 2011

Mogi: 2º DP passa 1º em flagrante

Mogi: 2º DP passa 1º em flagrante

LAÉRCIO RIBEIRO
Dados estatísticos repassados na reunião do Conseg (Conselho de Segurança Comunitária), em Braz Cubas, na tarde de sexta-feira, pelo delegado seccional João Roque Américo a respeito da produção do 2º Distrito Policial, não conferem. Ele citou que em janeiro foram 143 boletins de ocorrência e 12 flagrantes. As informações oficiais fornecidas por uma fonte da própria Delegacia Seccional indicam que em três meses (janeiro, fevereiro e março) de 2011, a unidade elaborou até sexta-feira 54 autos de prisão em flagrante, enquanto coube 48 ao Distrito Central.
Até ontem de manhã o DP de Braz Cubas registrou no mesmo período 1266 boletins de ocorrência e 1921 o Distrito Central, portanto, a tendência do atendimento ao público, Polícia Militar e Guarda Municipal, entre outros, é piorar a partir de 1º de abril.
Neste dia (ironicamente considerado o Dia da Mentira) começa o denominado "plantão piloto". Um único delegado de polícia vai responder por duas delegacias, terá que dar um jeito e coordenar as novas atividades.
É evidente que haverá prioridades. Em caso de flagrante, o segundo será iniciado só na presença da autoridade. É lei. Em crimes contra a vida, como por exemplo, homicídio, existe uma portaria, da Delegacia Geral, que determina a ida ao local de um delegado.
Os envolvidos em acidentes, roubos, estelionatos, furtos e demais crimes entrarão na fila. É certo que alguns devem desistir de registrar as queixas como já acontece. A sensação de segurança deverá ser reduzida.
Vale esclarecer que os delegados, em forma de rodízio, permanecerão em seis equipes, mas escrivães e investigadores, irão "rodar" em cinco, de forma que, se falar em entrosamento no serviço será difícil.
Com a soma dos delegados sobrarão dois, que atuarão como substitutos e por ventura assistentes. São eles: Ricardo Glória, do Distrito Central, e Alexandre Batalha, do 2º Distrito de Braz Cubas.


Fonte: O Diário de Mogi