domingo, 27 de março de 2011

Salesópolis integra a ‘rota do sal’

Salesópolis integra a ‘rota do sal’

JOSIANE CARVALHO
Com o intuito de atrair visitantes para o Alto Tietê, Salesópolis passa a integrar um dos roteiros turísticos e históricos do Estado de São Paulo. Denominada Rota Dória, o caminho por onde passavam os escravos vendidos clandestinamente no passado, fará parte de um passeio lançado oficialmente na noite de ontem no Centro de Educação de Cultura Francisco Moriconi, em Suzano, durante a Seletiva Alto Tietê Miss Etinic Beautiful Brazi, que iria selecionar a mulher negra mais bonita da Região.
Denominada como rota do sal, a estrada do Padre Dória, ficou conhecida porque era feito por ela o transporte clandestino de escravos que chegavam a Ilhabela, vindos da África, e seguiam rumo às fazendas de café do Interior de São Paulo. O passeio oferecido aos turistas inclui trilhas e caminhos desbravados pela Serra do Mar, passando por outras cidades.
Salesópolis foi incluída no roteiro, além de Paraibuna, São Sebastião e Ilhabela. O interessado deverá cumprir o trajeto de carro e balsas.
De acordo com o diretor de Turismo da Cidade, Antonio Miranda Junior, no trecho de Salesópolis, onde as pessoas farão o percurso de carro, haverá cinco pontos de parada.
Os visitantes poderão conhecer um pouco da história da Senzala, hoje transformada em restaurante, a conhecida cachoeira do café, o sítio do boi, um antigo cruzeiro existente na estrada da Petrobrás e o prédio do antigo Mercado Municipal.
Com um território com mais de 80% considerado área de proteção ambiental, Salesópolis busca no turismo o principal atrativo para garantir recursos e movimentar a economia da Cidade. "Hoje em dia as pessoas buscam opções de passeios que envolvam história, natureza e boa gastronomia. E é justamente neste sentido que Salesópolis está tentando se destacar no cenário turístico estadual", comentou.
Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ana Lúcia Moraes o novo atrativo turístico da Região deve ser visto como uma ferramenta a ser explorada a longo prazo, também pelas cidades da Região. "Estamos investindo em atrações e passeios visando o aumento do número de visitantes não só nos finais de semana, como geralmente acontece hoje, mas durante a semana. Sempre pensando em visitas monitoradas como é o caso deste passeio em meio a Serra do Mar".
Ana Lúcia afirma que a intenção é ir além. O município quer capitalizar também com a Copa do Mundo de 2014. "Temos a informação de que cidades próximas serão sedes de delegações internacionais (caso de Mogi das Cruzes). Diante disso, porque não imaginar que grupos maiores poderão visitar nossas dependências turísticas para conhecer pontos como o Parque Estadual das Nascentes, onde nasce o Rio Tietê, o mais importante Rio do Estado de São Paulo", ponderou.
Os grupos interessados em participar do roteiro serão formados a partir de amanhã. O passeio poderá ter a duração de um a três dias, dependendo dos locais que os turistas quiserem visitar. O valor, em média, é de R$ 100,00 incluindo transporte, alimentação e os atrativos. Contatos devem ser feitos com a Agência Ecotur pelo telefone 4696-3211 ou 4696-1363.
Dória
Em pleno século XIX, a falta de caminhos mais fáceis para a chegada ao litoral norte fez com que o Governo da Província de São Paulo abrisse estradas que levassem o comércio, a agricultura e o povoamento às regiões que compreendiam Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Paraibuna e Salesópolis.
As obras só foram iniciadas com a ajuda dos padres de São Sebastião, designados como inspetores de estradas. O Padre Manoel de Faria Dória foi o único a completar sua missão e em 1832 abriu à conhecida "Estrada Dória". Dez anos mais tarde, a morte do religioso fez com que o local fosse fechado.

Fonte:O Diário de Mogi