sábado, 5 de março de 2011

Mogi em campanha

Mogi em campanha

Mais de 11 mil pessoas já aderiram ao movimento Trem Até César Já, surgido após uma série de reportagens realizadas por O Diário sobre a importância e a viabilidade da extensão da Linha 11 Coral, entre a Estação Estudantes e o Distrito.
Em dois meses, o balanço da adesão à campanha prontamente abraçada por lideranças políticas e comunitárias demonstra a consciência dos mogianos sobre as demandas do transporte público.
Com os trens, milhares de trabalhadores do parque industrial e comercial daquele ponto e arredores serão beneficiados com a redução de uma condução na ida e volta para o emprego.
Entre os aspectos favoráveis estão a diminuição das horas gastas com a baldeação do trem para o ônibus ou carro e dos gastos com a passagem ou com a gasolina. Outro fator viário e ambiental importante é a subtração de carros e ônibus no já complicado trânsito mogiano.
Um levantamento realizado pela Regional de Mogi das Cruzes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), uma das entidades engajadas no movimento, revela um forte argumento à causa: pelo menos 10 mil trabalhadores da indústria e do comércio serão atendidas com a chegada da Linha Coral 11 até César.
A meta dos organizadores do abaixo-assinado que está circulando por entidades, comércios e indústrias não apenas dos bairros na região de César, Botujuru e Sabaúna, é chegar à casa dos 50 mil subscreventes ao documento.
Esse abaixo-assinado tem um destinatário principal: o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Nesta semana, veio do governador, aliás, um grande impulso ao pleito popular. Na primeira audiência oficial com o prefeito Marco Bertaiolli após assumir o Palácio dos Bandeirantes, o governador confirmou a elaboração de um estudo sobre a viabilidade técnica e operacional da extensão dos trens de passageiros, nos cinco quilômetros que separam as Estações Estudantes e César de Souza, ao mesmo tempo em começou a cumprir uma promessa de campanha: a ampliação dos horários do Expresso Leste.
O governador tem elencado a opção ferroviária como uma solução para os principais déficits do transporte público na Capital e a Região Metropolitana.
Algumas facilidades na execução desse projeto deverão ser ressaltadas ao final da análise: uma linha férrea, em boas condições e uso, já existe no trajeto, operado pela MRS Logística.
Para atender à reivindicação, será necessária a adequação do sistema atual, com a construção de uma nova linha de trilhos e da rede aérea, e o manejo da operação férrea, de modo a não prejudicar o uso comercial.
O apoio popular e a apresentação dos fatores positivos à extensão dos trens fortalecem mais uma campanha mogiana. De novo, a Cidade revela a sua força e determinação quando se trata de defender os intentos que a interessam.

Fonte:O Diário de Mogi