sábado, 5 de março de 2011

Desfiles começam com entrega da chave à corte do carnaval mogiano Cerca de 40 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de folia. Festa terá início às 20 horas, na avenida Cívica

Daniel Carvalho
Escolas do Grupo de Acesso se apresentam hoje, no primeiro dia de desfiles do carnaval mogiano
O carnaval 2011 de Mogi das Cruzes começa oficialmente na noite de hoje com a entrega da chave da cidade para a corte composta pelo Rei Momo Weverto Luiz de Oliveira, pela rainha Débora Silvéria Dias, pela primeira Princesa Franciane Paulino dos Santos e pela segunda princesa Luciane Aparecida Campitelli. A solenidade vai ocorrer na avenida Cívica, às 20 horas, com a presença de várias autoridades, como a do secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida. A expectativa é de que 40 mil pessoas curtam os quatro dias de folia. Seis mil lugares estão à disposição nas arquibancadas montadas na avenida.

O bloco Pau na Égua é a primeira atração a entrar na avenida. Com sua inconfundível irreverência, o tema do grupo é "Imprensa Marrom na era do Piririca", uma alusão ao deputado federal Tiririca. "Ele foi eleito com mais de 1 milhão de votos, por isso, para as próximas eleições, nossa candidata vai ser á égua", brincou Djalma Fernandes, vice-presidente da agremiação. Ele contou que muitas surpresas devem esperar os foliões esta noite. "Vamos ter um carro com antenas parabólicas, crianças fantasiadas de Tiririca e uma surpresa vinda de Brasília. Iremos apresentar ainda uma ala de repórteres, radialistas e jornalistas".

O Pau na Égua completa 25 anos no município e vem para o carnaval na tentativa de conscientizar a população. "Queremos mostrar a realidade. Um voto errado causa a falta de médicos, remédios e educação. Nosso bloco é aberto e quem quiser participar fantasiado é só nos procurar antes do desfile que encontramos um lugar nas alas", afirmou Fernandes. O grupo se apresenta a partir das 20h30.

Hoje é o dia da apresentação das escolas que estão no Grupo de Acesso e que almejam chegar ao Grupo Especial em 2012. Unidos dos Sales, Unidos da Vila Cléo e Estação Primeira de Brás Cubas querem chegar ao posto de campeã este ano. O tema escolhido respectivamente pelas agremiações é o circo, a primavera e as cores. Anete Vasconcelos, presidente da Estação Primeira de Brás Cubas, avaliou com bons olhos o desempenho das escolas para este carnaval. "O Grupo de Acesso está muito bom este ano. Todas as escolas estão se empenhando".
Os desfiles começam a partir das 21h05 e devem prosseguir até as 23h30. Amanhã é a vez das seis escolas do Grupo Especial se apresentar, a partir das 20h30. Na segunda-feira ocorre a apuração da votação das escolas e, à noite, um trio elétrico promete animar os foliões na avenida Cívica. Já na terça-feira o Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) abre suas portas para receber uma matinê. A noite será de muitas expectativas para o Desfile das Campeãs.

Almeida afirmou que as escolas estão bem preparadas para o carnaval 2011. "Verifiquei todas as escolas nos ensaios e elas estão empenhadas. Este ano vai ser melhor que em 2010. Nesta edição o tema é livre e eles estão contando com uma organização muito superior, isso passa credibilidade e a população gosta".




Estrutura 
O esquema de segurança para o evento vai ser reforçado, segundo o secretário municipal de segurança Eli Nepomuceno, o que garante uma estrutura policial forte para o carnaval. Ele informou na semana passada que cerca de 200 homens irão trabalhar para manter o sossego dos foliões. Nepomuceno afirmou que a cada 20 metros haverá policiamento. A venda de bebidas alcoólicas, com exceção de cerveja, está proibida na região da avenida Cívica.

Para controlar o trânsito, o secretário Carlos Nakaharada informou que a rua Ismael Alves dos Anjos, na altura do Ginásio Municipal de Esportes, será interditada por causa da formação dos bolsões que vão dar acesso à avenida. Um posto médico e três ambulâncias estarão ao longo da via.
Os ingressos para curtir a folia podem ser adquiridos hoje e amanhã na bilheteria montada na avenida Cívica, ao lado da fonte luminosa, das 14 às 23 horas. As entradas custam R$ 3.

Fonte: Mogi News